Coronavirus no Brasil é uma triste realidade, que já levou mais de 32 mil vidas. Veja como se proteger, como ocorre o contagio, sintomas e mais
Atualizado dia 23/07/2020 as 09:30
Como já sabemos há quase um mês o coronavirus chegou no Brasil, através de um paciente de 61 anos vindo da itália. Com muitos casos ao redor do mundo, o corona tem causado espanto, pois a princípio tem os sintomas de uma gripe.Mas se voce tomar os cuidados certos não precisa se preocupar tanto. Acompanhe abaixo o que está acontecendo e como se proteger.
Coronavirus chegou no Brasil
A covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segue em ritmo de rápido avanço no Brasil, e no mundo. Até hoje (2), a informação oficial dos órgãos de saúde davam conta de que o primeiro registro do vírus no país teria acontecido em 26 de fevereiro. Mas em entrevista coletiva, membros do Ministério da Saúde afirmaram que o contágio inicial aconteceu antes disso.
Sem precisar a data do contágio, o secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, disse que a primeira morte pelo novo coronavírus aconteceu no dia 23 de janeiro, em Minas Gerais. O secretário afirmou que a mulher foi contaminada fora do país, assim como o caso do dia 26 de fevereiro, em São Paulo.
Como as coisas estão agora 23-07-2020?
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (3) seu mais recente balanço com as atualizações de casos e mortes por complicações do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil. Os principais dados são:
O Brasil contabiliza 83.036 óbitos e 2.242.394 contaminações em decorrência da Covid-19, com 146 novos óbitos e 10.523 novas infecções por coronavírus desde as 20h de quarta, de acordo com boletim das 13h do consórcio de veículos de imprensa.
O balanço da quarta-feira registrou também 408 mortes que aconteceram nos últimos 3 dias. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, há mais 4.115 suspeitas que estão sob investigação.
O que é o corona vírus?
Indo direto ao assunto, o coronavírus da China é um novo vírus que já matou de 100 pessoas na China e já tem infectados em outros países, como nos Estados Unidos, Japão e Europa. Com sintomas parecidos com os da gripe, o vírus é da mesma família que o SARS, que no começo dos anos 2000 causa uma epidemia conhecida como gripe asiática.O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae, que tem representantes que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, conhecida pela sigla MERS, (vinda de dromedários para humanos) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS (vinda de felinos para humanos). Essa última doença infectou mais de 8000 pessoas e matou 800 em uma epidemia em 2002.
Quais são os sintomas da doença?
Os sintomas se parecem com uma gripe forte e são:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Como se proteger do coronavirus?
São várias ações simples mas que podem ajudar bastante:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- utilizar máscaras de proteção em ambientes como aeroportos e escolas
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
Remédio para malaria funciona contra o corona?
Em pronunciamento nesta quinta-feira, 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que as drogas hidroxicloroquina e remdesivir podem ter bons resultados contra o coronavírus, com base em um estudo feito na China, e pediu velocidade de testes e possível aprovação pela FDA (Food and Drugs Administration), espécie de Anvisa do país. O discurso de Trump, inicialmente, deu a entender que os EUA tinham descoberto uma cura para o novo coronavírus, o que não aconteceu.Na mesma conferência, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para avaliar como ela funciona e em que dose deve ser utilizada contra o coronavírus.
A hidroxicloroquina já é usada no tratamento de malária e também vem sendo experimentada contra o novo coronavírus na França.Durante a coletiva, Trump anunciou que, em breve, qualquer cidadão poderá comprar o medicamento, desde que tenha prescrição médica. A hidroxicloroquina também poderá ser distribuída em consultas e hospitais.
Apesar dos estudos, e embora já exista ha anos em farmácias, a OMS e o Ministério da saúde afirmam que não se deve comprar e tomar esse remédio. A dosagem ainda não está definida e nem se tem noção dos riscos e efeitos colaterais.
Vacinas contra o corona em desenvolvimento
as principais pesquisas de vacinas conseguiram uma resposta segura e forte contra o novo coronavírus. Uma delas é da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca – e já era considerada a mais avançada até agora. Outra é desenvolvida pela empresa chinesa CanSino Biologics e pela unidade de pesquisas das Forças Armadas da China.
Os dois resultados foram publicados, nesta segunda, na revista médica Lancet, e se referem as fases de testes um e dois, feitos em menor escala. Nos dois casos, os voluntários produziram anticorpos e células T; os protagonistas na linha de defesa do corpo.
Alcool em gel funciona?
O álcool em gel, feito a partir do etanol, é um antisséptico — ou seja, tem a função de desinfetar a pele humana.O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz.Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo
Xr4000 Máscara Esterilizada de Proteção
As máscaras esterilizadas como a XR4000, atualmente única comercializada no Brasil, já estão sendo recomendadas fortemente em diversos países de primeiro mundo como é o exemplo da Suécia, onde o combate ao vírus vem sendo super eficaz.
A segurança que envolve o processo de fabricação e o design ergonômico com modeladores nasais das Máscaras XR4000 são altamente eficazes uma vez que impedem que gotículas de espirro cheguem ao nariz, evitando assim o contágio e se diferenciando das máscaras de tecido caseiras.
Dentre os principais benefícios das Mascaras Esterilizadas XR4000:
- Tem padrão Ouro de Esterilização
- Garantia Máxima de Segurança
- Selada em Envelope Cirúrgico
- Testes com Alta pressurização à gás ETO
- Devidamente Fiscalizada pela Anvisa
Onde comprar mais barata?
No site oficial voce encontra o melhor preço e ainda evita as falsificações do mercado livre, aproveite o desconto:
Importante
As informações aqui presentes são de domínio público na Internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas. Em caso de dúvidas consulte o serviço médico mais próximo para que possam lhe dar o tratamento adequado.
Já falamos em outro artigo também sobre a gripe suína que ainda está por aí e é boms e proteger.
Referências: Unimed – Ministerido da Saude.gov.br –