Gastrite – Por que ocorre? Como evitar


A gastrite é uma inflamação do estômago, que pode ser provocado por fatores como alimentação, estresse, ansiedade, medicamentos, a ingestão de álcool e o uso de cigarros. Ela pode ser classificada como aguda, nervosa e crônica.

Seu diagnóstico é feito por meio de exame de imagem chamado endoscopia digestiva, e o médico pode receitar alguns antibióticos e antiácidos como tratamento.

O que é Gastrite?

gastrite

Gastrite é uma inflamação no revestimento interno do estômago. Essa inflamação precisa ser tratada de forma rápida para impedir que alguns problemas maiores surjam como úlceras e câncer. Essa inflamação pode ter o tempo de duração variado, de acordo com o tipo da doença.

Tipos

A doença pode se manifestar de três formas:

Aguda: a doença na fase aguda pode ter uma duração de poucos dias ou semanas.

Nervosa: esse tipo da doença está muito ligado a fatores emocionais, e se assemelha muito com o primeiro tipo.

Crônica: no caso da fase crônica, a doença pode ter uma duração de meses ou anos.

Causas

Ela pode ser causada por vários motivos como o a utilização de remédios anti-inflamatórios, de cigarros, o consumo excessivo de álcool, algumas doenças e a utilização de drogas.

Também não podemos esquecer que sua causa pode ser proveniente de fatores emocionais como irritação, ansiedade, estresse ou nervosismo.

No entanto, o maior causador dessa enfermidade é uma bactéria chamada helicobacter pylon. Essa bactéria fica instalada no estomago e libera uma enzima com capacidade de alterar o pH das regiões próximas, causando uma ação inflamatória.

Alguns alimentos também podem causar o aparecimento da doença, dependendo da quantidade e frequência de consumo.

gastrite

Sintomas

A doença na fase aguda pode provocar vários desconfortos como, por exemplo, náuseas, vômitos, flatulências, queimação no estômago, perda de peso, dor no abdômen, fastio, hemorróidas, azia, sensação de barriga cheia mesmo consumindo pouca porção, fezes com sangue e refluxo.

Na fase crônica a doença geralmente não dá sinais. Em alguns casos, pode ocorrer diarréia e fraqueza.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado por meio de um exame médico chamado endoscopia digestiva. Através dele, o médico pode ver o estômago, além de outros órgãos, coletando um pedaço do tecido para que seja feito a biópsia.

Para realizar o exame de endoscopia é utilizado um sedativo e uma câmera bem pequena que por meio da boca, chega ao estômago, e por meio das imagens captadas o médico gastroenterologista identifica se existe ou não inflamação.

Tratamento

Para tratar a gastrite é necessário equilibrar a alimentação. É importante evitar o consumo de frituras e carnes. É preciso fazer pequenas refeições a cada três horas.

No caso de infecção por bactéria, é preciso ingerir alguns remédios específicos prescrito pelo médico, normalmente antibióticos e antiácidos.

No final do tratamento, o médico pode solicitar outro exame para verificar se a bactéria foi eliminada. O tratamento ainda continua por algum período após a constatação da eliminação do problema, através dos alimentos que devem ser evitados, contribuindo para a recuperação do estômago.  

Prevenção

Para prevenir o surgimento dessa doença é preciso evitar a utilização de alguns remédios. Também é importante evitar o consumo exagerado de álcool e de cigarro, como também alimentos que aumentam a acidez estomacal.

É importante ressaltar que comer a cada três horas também é importante para prevenção da doença.O ideal mesmo ~e marcar uma consulta com m~edico especialista para que ele faça todos os exames e te indique o que há de melhor para seu caso. As informações aqui contidas são de domínio público na internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta com profissional.

Já falamos aqui também sobre como acabar com mau halito, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *