Calcanhar de maracujá: o que é? veja Fotos! [Imagens FORTES]

Calcanhar de maracujá é uma doença que se caracteriza pela entrada de larvas na pele, formando uma ferida aberta, semelhante a parte interna do maracujá.Veja fotos chocantes!

O calcanhar de maracujá tem cura, mas é ideal que o tratamento seja feito desde o início da doença, pois a quantidade de larvas no local atingido aumenta de maneira muito rápida. E ela não atinge apenas humanos, os animais também podem sofrer com a doença, especialmente os que vivem na zona rural.

O seu calcanhar está inchado e dolorido? Tome cuidado! (Foto: Divulgação)

Calcanhar de maracujá – do que se trata?

Essa doença é provocada pelas larvas da mosca-varejeira, como quando há uma ferida aberta na pele e a mosca deposita seus ovos no local, que posteriormente se transformam em larvas e dão origem ao calcanhar de maracujá. Também pode ocorrer do inseto picar a pele e em seguida colocar os ovos sobre a pequena ferida, onde as larvas também irão se desenvolver.

Apesar do calcanhar de maracujá ser o que mais assusta, por conta da grande quantidade de larvas que podem se acumular no local, esse tipo de doença pode atingir qualquer lugar do corpo humano. Por este motivo, além de manter a casa sempre limpa, é muito importante manter a pele sempre protegida contra as moscas, através de repelentes e inseticidas.

Outro risco de desenvolver o calcanhar de maracujá é o hábito de andar descalço, dessa forma, há o risco de larvas ou ovos de mosca-varejeira que estão no chão se instalarem em feridas ou pequenos cortes nos pés, dando início a doença. Sendo assim, estar sempre com sapatos também é uma forma de prevenção.

Principais sintomas

calcanhar de maracuja

Foto do calcanhar de maracujá. (Foto: Divulgação)

Assim como qualquer outra doença, o calcanhar de maracujá faz com que a pessoa afetada tenha inúmeros sintomas, especialmente no início, logo após o contato com os ovos da mosca-varejeira. Confira os principais:

Anúncio Patrocinado:
  • Calcanhar inchado e dolorido
  • Sentir dor (pontada) no calcanhar ao caminhar
  • Calcanhar vermelho, com um sinal em forma arredondada, como uma picada
  • Coceira na região afetada

Como curar?

A cura do calcanhar de maracujá só é possível através de tratamento médico. O método depende muito da quantidade de larvas presentes no local, quando elas estão em pequena quantidade, essas larvas são retiradas e a ferida tratada com pomada. Em alguns casos também pode ser indicada o uso de medicamentos administrados via oral.

Já quando a ferida aberta é muito grande e o paciente ainda conta com algum tipo de doença que dificulta a cicatrização, como, por exemplo, a diabete, o calcanhar de maracujá é curado através da terapia larval. Esse método consiste no tratamento da ferida através de larvas que se alimentam apenas de tecido morto, assim elas removem o que está podre e tornam a cicatrização mais fácil e rápida.

Conclusão

Conforme viram, o calcanhar de maracuja é uma doença bem feita, que requer bastante cuidado. Já falamos aqui em outro artigo, sobre a mascara de ouro, mscara rejuvenescedora bem legal, sugiro a leitura do artigo.

E aí? Restou alguma dúvida sobre o calcanhar de maracujá? Deixe um comentário.

Recomendados para você:

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *