Candidíase no homem: mito ou verdade?


Candidíase no homem pode ocorrer com mais frequencia do que se imagina, aprenda a identificar!

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e afeta, principalmente, os órgãos genitais e a boca. A doença se apresenta com mais facilidade em pessoas que possuem o sistema imunológico mais fraco, em diabéticos ou em indivíduos que tiveram contato íntimo sem proteção.

A candidíase é uma doença muito comum e, ao contrário do que muitos pensam, não está limitada apenas às mulheres. Os homens também podem sofrer com esse mal e, entre os sintomas estão dores, coceira e vermelhidão no pênis. A condição tem cura e seu tratamento é feito através do uso de pomadas ou de remédios antifúngicos.

Candidíase no homemQuais as causas da candidíase no homem?

A doença pode ser originada por vários motivos, mas só irá se manifestar quando o homem estiver com o sistema imunológico mais fraco. Entre suas causas, as principais são diabetes, má higienização do pênis, quimioterapia, alimentação rica em doces, uso frequente de antibióticos, antidepressivos ou corticoides, contato íntimo sem o uso de preservativo com um parceiro(a) infectado com o fungo ou, ainda, doenças capazes de enfraquecer o sistema imune, como lúpus e AIDS.

Candidíase no homemSaiba como tratar a candidíase masculina

O tratamento para a candidíase pode ser feito em casa, através do uso de pomadas antifúngicas, como Fluconazol, por exemplo. A pomada deve ser aplicada todos os dias, por cerca de uma semana. As vezes o tratamento com pomadas não é o suficiente e podem ser usados remédios antifúngicos orais por até duas semanas, como Fluconazol ou Cetoconazol.


Alguns alimentos também podem ser muito eficientes para combater a candidíase, como a salsinha e o limão, que podem ser usados para temperar saladas. Chá de gengibre e de poejo também podem ser ótimas opções para curar mais rápido esse mal. Procure evitar pães, álcool e doces, pois são alimentos conhecidos por reduzir a imunidade.

Identifique os sintomas da candidíase no homem

Todos os sintomas da candidíase masculina têm relação com a infecção do pênis, como coceira, dor ou ardência durante o contato íntimo, corrimento parecido com o sêmen, vermelhidão, inchaços ou placas esbranquiçadas na glande.

Identificando esses sinais, deve-se procurar um médico urologista. O diagnóstico pode ser feito por meio de uma avaliação do pênis e um exame laboratorial, onde será coletada uma amostra das lesões para detectar a presença do fungo.

Candidíase no homem

Como é possível prevenir a candidíase?

A candidíase é uma doença que, comumente, pode reaparecer, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a sua recorrência. É indicado que se evite o uso de roupas quentes, molhadas ou apertadas, fazer uma dieta saudável, rica em água, frutas e legumes a fim de fortalecer o sistema imune, assim como higienizar a região peniana corretamente e usar preservativo em relações íntimas.

O fortalecimento do sistema imunológico é uma ótima maneira de evitar que o fungo se prolifere, portanto, lembre-se de consumir menos açúcar, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios.

Sempre procure seu médico ao menor sinal desses sintomas! Já falamos aqui em outro artigo sobre o estimulante sexual feminino, sugiro a leitura!

Sugestões de artigos podem deixar nos comentários!

Referências: Drauzio varella


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *