Dorsalgia (Dor nas costas): Sintomas, por que ocorre e mais!


Dorsalgia (dor nas costas) é um problema que afeta muita gente, veja por que ocorre e como cuidar disso!

Com nossa vida estressante, somos submetidos a todo momento a posições incômodas no trabalho e em várias situações do dia a dia. E com a falta de cuidado com nosso corpo é que surgem problemas como a dorsalgia, sobre a qual iremos abordar hoje. Você vai entender como age a famosa “dor nas costas” ou dorsalgia. Acompanhe conosco.

Dorsalgia (dor nas costas) – Do que se trata

Dorsalgia é a denominação dada para dor na região torácica. Região torácica é a região da coluna vertebral que compreende a 12 vértebras entre as 32 existentes na coluna vertebral.A coluna vertebral é formada por 32 vértebras divididas por 7 vértebras cervicais (pescoço), 12 torácicas (meios das costas, região dorsal), 5 lombares (costas baixa), 5 sacrais e 2 ou 3 coccix.

dorsalgia dor nas costas

Essa dor pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral, também pode ser tanto constante como intermitente, bem como permanecer em um lugar ou deslocar-se e até mesmo espalhar-se para outras regiões.

Quais os sintomas da Dorsalgia

Sá varios, tais como:

  • Dor na região torácica;
  • Dificuldade para respirar;
  • Pontada no tórax;
  • Queimação nas costas.
  • Dor no início do pescoço
  • Dificuldade de respiração

Qual o tratamento adotado pelos médicos?

Para que se trate a dor nas costas é preciso ter uma rotina de práticas diárias, realizando vários dos pontos abordados nesse texto. Se você se cuidar todos os dias, e evitar também os fatores é muito provável que você pare de ter dor nas costas.O tratamento varia de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor torácica. Com exceção das desordens infecciosas e neoplásicas (tumor maligno), a quiropraxia apresenta excelentes resultados no tratamento de dorsalgia.Normalmente os médicos atuam com:

Fisioterapia – a ajuda de um profissional de fisioterapia pode ser necessária para que você recondicione os seus músculos das costas

RPG – A RPG Souchard é um método bastante indicado para quem sofre com a dorsalgia. O especialista avalia o paciente de forma global e todos os movimentos a serem realizados, direcionam-se às necessidades individuais de cada pessoa que apresenta. O trabalho com a Reeducação Postural Global ajuda no alongamento de músculos encurtados responsáveis pela alteração postural e consequentes queixas de dor do paciente.


dorsalgia tratamento

Bolsa termica no local da dor – As bolsas térmicas que servem a fim de este ação podem ser compradas no farmácias e lojas de produtos médico-hospitalares, e frequentemente duram vários anos, sendo algum tanto de possível acesso e que pode ser utilizada diversas ocasiões.

Suplementação do corpo – tanto suplementos de vitaminas como centrum, quanto de cartilagem como cartflex, para que seu corpo fique fortalecido.

É possível prevenir a dorsalgia?

Com certeza! Existem várias ações que podem ajudar a evitar este problema como por exemplo a prática de atividades físicas. os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura da coluna, reduzindo a probabilidade de lesões. Entre as modalidades mais recomendados estão aquelas que envolvem fortalecimento e alongamento, como caminhada, natação, pilates, hidroginástica, bicicleta e exercícios aeróbicos de baixo impacto.Além disso:

  • Mantenha um peso saudável- Se seu corpo estiver acima do peso ele pode tensionar os músculos das costas. Se você está acima do peso, aparar pode prevenir dores nas costas.
  • Sente-se inteligente- Você trabalha em uma cadeira sentado por várias horas?Escolha um assento com um bom apoio para as costas, braços e uma base giratória. Considere colocar um travesseiro ou uma toalha enrolada na parte de baixo das costas para manter a curva normal. Mantenha seus joelhos e quadris nivelados. Mude sua posição com freqüência, pelo menos a cada meia hora.
  • Levante-se da maneira correta- Evite ao máximo levantar pesos, se possível, mas se não houver jeito, deixe suas pernas fazerem o trabalho. Mantenha as costas retas – sem torcer – e dobre apenas nos joelhos. Mantenha a carga perto do seu corpo. Encontre um parceiro de levantamento se o objeto for pesado ou desajeitado.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado das informações e que possam cuidar melhor da sua coluna e saúde corporal a partir de agora!

Já falamos aqui também sobre os tênis para caminhada que podem ser uma boa para quem sofre com esse problema.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Referências: Vidalsaude, Pensando SaudeBlog dr consulta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *