Vitiligo:tudo sobre essa doença que Michael Jackson tornou famosa!


Saiba tudo sobre o vitiligo e veja como essa doença age na pele, se existe tratamento e muito mais.

O vitiligo é uma doença não tão comum quanto as outras, mas que afeta muitas pessoas e infelizmente não tem cura. O vitiligo possui diversos graus, podendo estar presente em somente na pele de algumas regiões do corpo ou por diferentes partes, até mesmo acometer todo o corpo.

Quem é diagnosticado com a doença pode sofrer muito, mas há alguns tratamentos que podem ajudar a lidar com os sintomas. A seguir, saiba mais sobre a doença.

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação da pele, ocasionando o surgimento de manchas nas áreas afetadas ou por todo o corpo. Não há como prever como a doença irá se expandir pelo corpo e o quanto de pigmentação cada pessoa perderá. Infelizmente, o vitiligo pode atingir qualquer área do corpo, incluindo o cabelo, olhos e até mesmo a parte interna da boca. Um fato que deu bastante visibilidade a doença, foi que o cantor Michael Jackson era portador da mesma.

vitligo michael jackson

 

Qualquer pessoa, independentemente do tipo de pele, pode ser afetada com vitiligo. Entretanto, a doença é mais visível nas pessoas com peles escuras. Não é contagioso e quem possui a doença não corre nenhum risco de vida, entretanto, é preciso de acompanhamento, pois afeta a autoestima e isso pode gerar outras doenças.

vitligo

Tipos de vitiligo

O vitiligo pode ser caracterizado como localizado que é quando até duas manchas surgem em pelo menos três partes do corpo, possuindo uma evolução rápida. Em seguida, a doença se estabiliza e não surgem novas manchas. O vitiligo localizado ainda pode ser segmentar, focal ou de mucosas. O vitiligo localizado é o mais comum.

Há também o vitiligo generalizado que surge quando o primeiro tipo evolui para esse. Nesse caso, as manchas são simétricas e acometem ambos os lados do corpo, nos mesmos locais que o vitiligo localizado atingiu. Esse tipo de vitiligo possui uma evolução que pode ser rápida ou lenta. Ele também pode se estabilizar.

Quais as Causas?

Ainda não foram descobertas as causas exatas de vitiligo. A doença ocorre quando as células responsáveis por formar a melanina, chamadas de melanócitos, acabam morrendo ou param de produzir a melanina. Entretanto, o motivo pelo qual os melanócitos param de exercer sua função ainda é um mistério. Acredita-se que seja uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico da pessoa acaba atacando os melanócitos e destruindo-os.

Sintomas da doença

Pessoas com a doença irão lidar com a despigmentação da pele e, em seguida, com o surgimento de manchas pelo corpo. O vitiligo também pode causar a perda da pigmentação em locais cílios, sobrancelhas e barba. A pessoa com a doença também pode reparar na perda da cor na camada interna da boca e do globo ocular.

Tratamento para vitiligo

O vitiligo faz parte do grupo de doenças autoimunes, desencadeadas por falhas que levam o sistema de defesa a atacar o corpo do qual faz parte. A enfermidade é incurável Alguns tratamentos para podem ajudar a estabilizar a doença e até podem restaurar a pigmentação de partes da pele.

Fototerapia

A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb) é indicada para quase todas as formas de vitiligo, com resultados excelentes, principalmente para lesões da face e tronco. Pode ser usada também a fototerapia com ultravioleta A (PUVA). Também se pode empregar tecnologias como o laser, bem como técnicas cirúrgicas ou de transplante de melanócitos. Algumas novas medicações estão em fase de pesquisas e/ou estudos e devem surgir lançamentos em médio prazo. Muito cuidado com medicamentos ditos milagrosos, fórmulas ditas naturais e receitas dadas por leigos, pois podem levar à frustração e também a reações adversas graves.

Mama Cadela para vitiligo – funciona?

Alguns laboratórios goianos, paulistas e do Distrito Federal estão elaborando comprimidos, extratos, tinturas, pomadas e cremes com base nesta planta, que é também recomendada em estado natural na forma de chás. Está entre as plantas citadas por 90% dos raizeiros, em um trabalho etnobotânico realizado na região de Goiânia.Seu princípio ativo está presente nas raízes, cascas e nos frutos ainda verdes, e é conhecido como bergapteno. É fato que o vitiligo ainda não tem cura. O que a mama cadela promove é a repigmentação da pele. Substâncias da classe das furocumarinas, todas presentes na mama-cadela apresentam capacidade fotossensibilizante. As furocumarinas são utilizadas desde épocas remotas para o tratamento de doenças com sintomas na pele, tais como Psoríese, Hanseníase, Vitiligo, Leucodermia, Micoses, Dermatite e Eczemas. Existe como comprar em farmácias de manipulação, como a eficácia por exemplo:

É possível usar mama cadela em pomadas, que você encontra em farmácias de manipulação como a Eficácia, clique e confira:

Contra indicações

A planta pode ter alguns efeitos fortes na pele, portanto não é recomendado que se passe o creme e vá para o sol.Inclusive a recomendação é que a pomada seja usada somente a noite antes de dormir.

Tudo depende de como o seu organismo irá responder ao tratamento. Existem pessoas que responderam tão bem que conseguiram até mesmo fazer 40% das manchas desaparecer completamente, mas isso varia bastante.

Importante

Sempre procure seu dermatologista se sentir algum sinal dessa doença. Jamais se auto medique, as informações aqui presentes são de domínio público na internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Referências: Globo.com – SBD.org – Correio Braziliense


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *