Alimentação

Vitamina B1: efeitos e benefícios pro corpo!


A vitamina B1, também conhecida  como tiamina, é encontrada em diversos alimentos e também muito usada como suplemento alimentar. B1 é fundamental para prevenir algumas doenças. Quer saber mais? Leia aqui!

Para começar, você precisa saber que:  a Vitamina B1 é utilizada para tratar e prevenir a deficiência de tiamina e de doenças que resultam desta, incluindo o beribéri, síndrome de Korsakoff e a psicose de Korsakoff. O Beribéri é uma doença nutricional causada pela falta dessa vitamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastro-intestinais e dificuldades respiratórias e foi uma doença muito comum no início das navegações do mundo, pois os marinheiros passavam muito tempo em alto mar e a dieta era reduzida em alguns alimentos, faltando o suprimento necessário para uma dieta mais rica em fontes de vitaminas diversas.

B1

 

Por isso, ela é a primeira vitamina do complexo B a ter sido descoberta e  oferece diversos benefícios à saúde, especialmente para o metabolismo. Bons níveis desta vitamina contribuem para a saúde e eficiência do nosso sistema nervoso, além de contribuir de maneira indireta para o ganho de massa muscular e perda de peso. Leia abaixo tudo sobre a  ingestão de vitamina B1:

 

Benefícios da Vitamina B1

Separamos abaixo uma série de motivos para você considerar o consumo dessa vitamina, através da alimentação e de complexo vitamínicos. Informe-se!

 

Treino Muscular e Vitamina B1

Essa vitamina é excelente para quem pratica exercícios pois uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo.

A vitamina B1 é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular.

Além disso, essa vitamina também garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolverem. Além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, o que garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.

Vitamina B1 e o metabolismo

Uma das principais funções da vitamina B1 é agir como uma coenzima, chamada de difosfato de tiamina. Quando combinada com o fósforo é formada a tiamina pirofosfato (TPP). Essa substância consegue desencadear reações como a de transformação de glicose em energia.

Essa reação consegue liberar outras duas substâncias importantes: a acetil coenzima A e o acetato utilizados durante o ciclo de Krebs. Assim, essa vitamina é necessária no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Por isso, é uma vitamina aliada na perda de peso, já que ela possui a função de manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, a vitamina B1 também auxilia o corpo a conseguir todos os nutrientes que necessita, dessa forma, bloqueando as reações adversas quando há falta de um nutriente. Ela também ajuda a emagrecer, pois evita o acúmulo de gordura e a fome intensificada.

Alimentos, Suplementos e a Vitamina B1

Facilmente encontrada em suplementos vitamínicos do Complexo B,ela está presente  também em uma grande variedade de alimentos.

Os alimentos ricos em vitamina B1 são:

  • Fontes animais: carne de porco, fígado, atum e salmão;
  • Cereais integrais: centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
  • Vegetais folhosos: espinafre, couve, acelga, agrião e almeirão;
  • Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, soja e amendoim;
  • Frutas oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju.

Deficiência de vitamina B1

Falamos acima sobre os benefícios, por isso, agora nos referimos aos danos causados ao organismo que está em falta dessa vitamina. É preciso ter muito cuidado! A hipovitaminose de tiamina pode apresentar 4 patologias: o beribéri seco (polineuropatia periférica, fraqueza muscular e anorexia), beribéri úmido (insuficiência cardíaca de alto débito com sinais congestivos), Shoshin beribéri (beribéri associado com choque) e a encefalopatia de Wernicke. A deficiência em vitamina B1 pode acontecer por vários motivos:

  • falta da vitamina na dieta;
  • deficiência na absorção desse nutriente;
  • algum tipo de patologia que provoque diarreia ou vômitos;
  • hipertireoidismo;
  • gravidez e lactação;
  • febre;

A principal doença causada pela falta de vitamina B1 é o beribéri. Em todos os tipos há uma característica em comum: o metabolismo dos glóbulos vermelhos ficam alterados e as taxas de vitaminas B1, no sangue e na urina, ficam reduzidas.

Conclusão

Não há dúvidas que essa vitamina é imprescindível para a saúde do seu corpo, entretanto, é de extrema importância  procurar a orientação de um médico, especialista em nutrição. Esse profissional poderá pedir exames de rotina para verificar como anda o seu organismo e se de fato há a necessidade de alguma suplementação. Seja responsável com a sua saúde, cuide-se bem, pratique exercícios e tenha uma rotina saudável. Já falamos aqui, em nossa revista eletrônica,  sobre ter uma boa alimentação e por consequência, boa saúde.

Gostou desse artigo? Ainda tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Entre em contato com a gente no espaço logo abaixo destino aos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *