Alimentação

Manteiga de amendoim – quais os benefícios pro corpo


A manteiga de amendoim é uma gordura boa e por isso ela deve fazer parte da nossa alimentação. Por ser uma gordura boa, ela faz bem ao nosso corpo e participa da formação dos nossos hormônios, contribuindo para várias funções, entre elas para a diminuição do colesterol ruim.

A manteiga de amendoim é um alimento rico em proteína vegetal e em gordura monoinsaturada, sendo riquíssima em vitamina E, além de ser uma fonte natural de potássio e magnésio. Por isso, ela promove diversos benefícios para o nosso corpo e a nossa saúde, podendo ser consumida com frequência. A seguir, confira os principais benefícios da manteiga de amendoim para o nosso corpo.

manteiga de amendoimContribui para a saúde do coração

Como mencionamos, a manteiga de amendoim é composta por gorduras insaturadas que nada mais são do que gorduras saudáveis responsáveis por desempenhar diversas funções, entre elas a redução do colesterol. Ao diminuir o colesterol, há uma diminuição nos riscos de doenças cardíacas coronárias. De modo geral, a manteiga de amendoim ajuda a evitar qualquer tipo de doença cardíaca, pois os níveis elevados de colesterol não são nada saudáveis para nós, pois acaba ocorrendo o acúmulo de gorduras ruins no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração.

Reduz o colesterol ruim

Relacionado com o benefício anterior, o consumo de manteiga de amendoim ajuda a diminuir o colesterol ruim e promove os níveis do colesterol bom. Isso porque esse tipo de gordura que encontramos na manteiga de amendoim pode ser consumida sem apresentar nenhum tipo de risco para a saúde. Por isso, dê preferência a manteiga de amendoim para ingerir gorduras boas e ter um bom colesterol.

Diminui o risco de diabetes

Consumir a manteiga de amendoim também pode ajudar a diminuir os riscos de diabetes tipo 2. As gorduras insaturadas desse alimento podem melhorar a sensibilidade à insulina e, através de estudos, foi comprovado que o consumo da manteiga pode contribuir diretamente para diminuir as chances de diabetes tipo 2.

manteiga de amendoimSaúde da pele

A manteiga de amendoim também pode ser essencial para uma pele mais saudável. Por ser fonte de gorduras saudáveis, contribui para melhorar a tez da pele. Ela também é rica em vitamina B12, substância fundamental para uma pele saudável.

Diversos médicos contam que uma alimentação pobre em vitamina B12 pode gerar uma pele mais pálida e a falta de vitamina B2 torna a pele mais seca e escamosas. Felizmente a manteiga de amendoim possui essas duas substâncias, você pode consumi-lo para ter uma pele mais saudável e jovem.

Rica em antioxidantes

Ela também é rica em propriedades antioxidantes e acaba combatendo os radicais livres. Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de algumas doenças. Além disso, um dos antioxidantes que a manteiga de amendoim possui é o resveratrol, cujos estudos estão mostrando ser muito eficaz para combater diferentes tipos de câncer, doenças cardíacas, Alzheimer e outras doenças.

Inclua a manteiga de amendoim no seu cardápio do dia a dia e se beneficie.

Importante

Sempre con sulte seu médico nutricionista antes de incluir qualquer novo alimento em seu cardápio, para que ele verifique se você não possui alguma alergia alimentar. Já falamos aqui em outro artigo sobre o levedo de cerveja, sugiro a leitura do artigo.

Referências: Fale com a nutricionista


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *