Alcachofra: quais os benefícios para o corpo?


Conheça todos os benefícios da alcachofra e quais seus benefícios pro corpo.

A alcachofra é uma planta considerada fonte de saúde. Pode ser consumida de maneira natural cozida ou crua. A planta ainda é aliada contra inúmeras doenças como diabetes, gota, doenças cardíacas e outras. Leia o artigo completo e saiba mais sobre os benefícios dessa iguaria.

O que é Alcachofra?

A planta que pode atingir até um metro de altura é conhecida cientificamente como Cynara cardunculus. Seu nome tem origem árabe que significa ‘planta espinhosa’. É cultivada comercialmente por conta do seu consumo culinário e medicinal. Apesar da adaptação ao clima brasileiro a espécie venho provavelmente de regiões da África.

Benefícios

Podemos destacar alguns benefícios observados a partir de estudos realizados com a alcachofra tanto para a dieta como para a saúde, observe a seguir.

-Dieta: para pessoas que desejam reduzir peso a alcachofra pode ser utilizada em saladas. Associando a alimentação saudável com a pratica de exercício. Indica-se que a dieta seja realizada com acompanhamento profissional.

-Saúde: a alcachofra é fonte de vitaminais, sais minerais e ferro. Indica-se o consumo da planta ou de cápsulas da mesma para que assim seja possível tratar determinadas doenças.

A planta ainda pode auxiliar a diminuir os índices glicêmicos, de colesterol e triglicerídeos. Antes de introduzi-la em sua dieta converse com o nutricionista.

Para que serve

É utilizada para tratamentos de algumas doenças como a anemia devido o ferro presente na planta. Também é indicada para diabéticos e pessoas com problemas cardíacos, hemorroidas, gota e quadro de febres.


A alcachofra é considerada uma iguaria fazendo parte de muitas receitas na culinária brasileira e estrangeira. Por isso também está presente nos pratos de milhares de pessoas que se preocupam com saúde e bem-estar.

Contraindicação

Devido aos efeitos laxantes da planta a alcachofra não é indicada para gravidas, lactantes e pessoas com obstrução no duto biliar. Deve ser utilizada com precaução nas refeições de idosos e crianças.

Não é recomendado substituir remédios controlados pela planta, converse com seu médico a respeito disso.

Modo de usar

Não há mistério para consumir a alcachofra, pode ser usada na forma de cápsulas ou introduzida em saladas e outras refeições. Pode ser consumida crua ou cozida de acordo com o paladar de cada um. O chá feito a partir das folhas de alcachofra ajudam na redução de peso e eliminam toxinas além de possuir efeito diurético.

a mesma não é conhecida por possuir um sabor delicioso, mas pode ser agregada a outros alimentos para que desse modo suas propriedades sejam ingeridas.

Alcachofra ajuda a emagrecer?

Vimos que a ela é fonte de diversas vitaminas e minerais. Também auxilia no bom funcionamento do intestino facilitando a digestão. Até o momento não há nenhum estudo científico que comprove que a alcachofra realmente ajuda a emagrecer, porém sabe-se de suas propriedades.

Por seu saudável e ajudar a regular os níveis de colesterol alguns profissionais da saúde indicam a mesma para ajudar em dietas. O correto é associa-la a outros alimentos saudáveis e dispensar hábitos sedentários.

Conclusão

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso consumir a alcachofra. Já falamos aqui em outro artigo se o desincha funciona para emagrecer

Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *