Medicamentos

Venvanse: os perigos desse remédio usado por estudantes!


Remédio venvanse vem sendo utilizado por concurseiros e estudantes, para supostamente ajudar na concentração, mas pode trazer vários problemas para sua saúde, confira tudo aqui.

Com a crise econômica causada pelo coronavirus, muitas pessoas estão recorrendo aos concorridos concursos públicos. E como essas provas são sempre muito concorridas, muitas pessoas tem contado com um a “ajudinha” extra nos estudos para se concentrar, o remédio venvanse. Embora muitas pessoas tenham ingerido até diariamente e aleguem bons resultados, ele não pode ser consumido por qualquer pessoa e realmente pode trazer vários problemas para sua saude, principalmente com o uso contínuo. Acompanhe e saiba tudo sobre ele.

O que é o venvanse?

Indo direto ao assunto, o  Venvanse é o nome mais conhecido comercialmente da Lisdexanfetamina – uma medicação inativa, que após a ingestão é quebrada por enzimas presentes nas células vermelhas do sangue e dividida no aminoácido Lisina e na Dextroanfetamina – sua substância ativa. O objetivo do remédio é o tratamento de pessoas com TDAH, sejam crianças ou adultos.

venvanse para estudar

um dado interessante é que o Venvanse é um medicamento da família das anfetaminas, mas esses medicamentos infelizmente tem sido utilizados de forma abusiva (principalmente para perda do apetite, emagrecimento e até em festas para “dar energia” ) causando uma série de problemas psiconeurológicos e físicos.Inclusive foi este motivo que fez a anfetamina ser proibida no Brasil desde 2011, assim como em diversos países da Europa e nos EUA.

Existe várias características do medicamento que já sinalizam, logo à primeira vista, que ele é uma droga com perfil muito potente. Primeiramente, por ser produzida diretamente a partir de um sal de anfetamina. Em segundo lugar, pela promessa de alcance do efeito – até 12 horas, segundo a Shire. Finalmente, pela variação da sua gama de dosagens, que vai de 30mg até 70mg.

 

Venvanse para estudar: ajuda?

Infelizmente, remédios como Ritalina e o próprio Venvanse têm sido muito utilizados por estudantes e concurseiros para supostamente aumentar o foco e a resistência durante os períodos de estudo e provas. Embora algumas pessoas realmente afirmem ter um ganho de cocnentração quando utilizam o medicamento, muitos experimentam um ” efeito rebote” como se fosse basicamente uma ressaca causada pelo remédio. É que na verdade, esses medicamentos são indicados a pacientes que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Mas na prática o que ocorre é que estudantes tem utilizado sem receita ou indicação médica e não se dão cota de que ele na verdade é uma anfetamina e pode até aparecer em testes toxicológicos que procuram por anfetamínicos. Além dos graves efeitos maléficos para a saúde que falaremos a seguir. Então, respondendo: não, o venvanse não vai te ajudar nos estudos e ainda pode prejudicar sua saúde.

Quais os perigos desse remedio?

O principal efeito observado é o vício na substância, muitas pessoas acabam não conseguindo mais se concentrar sem o uso desse fármaco.Mas existem varios problemas, principalmente se você não tem tdah e o ingere. É que os efeitos colaterais desse medicamento podem ser mais intensos em adultos e até intoleráveis em pessoas saudáveis, alerta a neurologista Sonia Brucki, do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia:

venvanse perigos

-Insônia, perda de apetite, boca seca;

-Dores abdominais e dores de cabeça;

-Problemas no sistema nervoso central: surtos e episódios psicóticos ,sintomas de superestimulação, de leva a alta inquietação, tontura, insônia, euforia, dificuldade na realização de movimentos intencionais, disforia (tristeza), depressão, tremores pelo corpo, dor de cabeça, piora de tiques motores e fônicos e síndrome de Tourette, convulsões, acidente vascular cerebral (derrame) e em casos extremos até infarto;

-Arritmia, palpitações em geral, tremores, ansiedade;

-Euforia e aumento da pressão arterial;

-Problemas gastrointestinais: boca seca, gosto desagradável, diarreia, constipação, outros transtornos gastrointestinais;

 

Importante

Tenha em mente que o VENVANSE 30MG  é um medicamento tarja preta e so pode ser usado com indicação do médico. A pessoa que compra pela internet de forma ilegal está incorrendo em crime e ainda arriscando sua saúde tomando ele por conta própria. Se você tem problemas de concentração, procure seu medico, jamais tome esse remedio por conta propria.

Conclusão

Bom caros leitores, esperamos que as informações tenham sido úteis e que entendam que o venvanse não vale a pena ser ingerido sem receita e indicação do seu medico. Somente ele após exames pode verificar se você tem algum problema de saúde e realmente precisa desse forte medicamento.

Já falamos em outro artigo tambem sobre a nomofobia, o vicio em celulares, sugiro leitura.

Referências: DoctoraliaDr Eduardo Pereira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *