Mel com própolis – quais seus benefícios?


A mistura de mel com própolis é muito conhecida, sendo usada em pessoas com dor de garganta e tosse. De geração para geração, essa receita foi sendo passada para que os sintomas da dor de garganta pudessem ser controlados e para ajudar no tratamento. É uma forma complementar de tratar a dor de garganta, não dispensando o acompanhamento de um médico e o consumo de medicamentos que ajudem a eliminar completamente o problema.

O mel com própolis contém vários benefícios e a seguir você conhecerá alguns deles. Fique de olho!

mel com própolisMel e os seus benefícios

O mel é um alimento com propriedades muito benéficas para a saúde, podendo ser usado não somente para aliviar a dor de garganta, mas em muitos outros problemas. O mel possui propriedades mucolítica, ajudando na expectoração pois ajuda a dissolver todo o muco das vias respiratórias. Esse muco está muito presente em pessoas com tosse e dor de garganta, podendo causar mais dor e inflamação. Sendo assim, ao ajudar a dissolver o muco, o mel contribui para aliviar os sintomas e o problema.

O mel também possui ação anti-inflamatória e possui uma enzima que forma quantidades de peróxido de hidrogênio, que é um antisséptico. Sendo assim, o mel é capaz de evitar inflamações e pode ajudar na reconstrução de tecidos na garganta. Ele ainda possui diversos outros benefícios que o fazem útil no tratamento de algumas doenças.


mel com própolisPrópolis e seus benefícios

O própolis possui ação antimicrobiana e antioxidante, também oferecendo vários benefícios para nossa saúde. As substâncias do própolis ajudam a ativar as células de defesa do nosso corpo, ajudando a destruir os micróbios e assim a fortalecer nosso sistema imunológico. O própolis também pode contribuir para o tratamento de problemas como amidalites, que é causado por um tipo de bactéria que o própolis lida melhor, podendo eliminar com maior facilidade.

Misturar o própolis com o mel irá gerar uma receita extremamente poderosa que poderá não somente aliviar a sua dor de garganta, mas também contribuir para um estilo de vida melhor. Assim como mel, o própolis também é criado pelas abelhas, através da sua cera e de resinas de outras plantas.

Mel com Própolis – receita

Se você se interessou e quer aprender a preparar essa receita com mel e própolis, poderá descobrir a seguir o modo de preparo! Para fazer, você precisa de:

– 350 gramas de própolis;

– Mel.

Coloque o própolis em um recipiente e depois complete-o até em cima. Deixe guardado e tampado por uns 30 dias, mexendo diariamente por 10 minutos, assim você obterá o extrato. Se preferir, pode comprar pronto. O extrato de própolis deve ser misturado ao mel, obedecendo a proporção de 2 milímetros de própolis para cada 100 gramas de mel. Você deve ingerir 1 colher dessa mistura, até três vezes por dia, durante 15 dias. Você pode preparar desde agora a receita e deixar guardada para quando quiser usar ou, como falamos, comprar os ingredientes prontos e misturá-los, como preferir.

Já falamos em outro artigo sobre a moringa oleifera que reduz o açucar no sangue.Sugiro a leitura!

Gostaram das dicas pessoal? Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *