Ácido Fólico: efeitos e benefícios pro corpo


Ácido fólico traz vários benefícios para o corpo, veja como utilizar e como fazer

O ácido fólico é um nutriente que apresenta centenas de benefícios para o corpo, podendo ser consumido por quem deseja oferecer ao corpo a quantidade ideal de algumas substâncias. Também conhecido como folato ou até mesmo vitamina B9, é uma das vitaminas do complexo B.

Antes de consumi-lo é essencial estar ciente dos benefícios que ele pode trazer para o seu corpo e a sua saúde, e é por isso que estamos aqui. Você poderá conhecer a seguir os principais efeitos e benefícios do ácido fólico para o nosso organismo, assim como a quantidade exata que deve ser ingerida por dia, e a melhor forma de obter a substância.

ácido fólico

Ácido Fólico: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Para que serve o ácido fólico

O ácido fólico é uma substância essencial para que nosso corpo consiga desempenhar várias de suas funções da melhor forma possível. É quase impossível produzir novas proteínas, efetuar a síntese do DNA ou até mesmo realizar a formação de hemácias sem a dose indicada de ácido fólico no corpo.

O ácido fólico, portanto, serve para ajudar o corpo a desempenhar uma série de funções, sendo fundamental para a saúde cardiovascular e também para o sistema nervoso.

ácido fólico

Ácido Fólico: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Benefícios do ácido fólico

Há diversos estudos relacionados ao ácido fólico que ainda estão em andamento, entretanto, há também alguns que já foram concluídos e comprovaram muitos benefícios relacionados a essa substância.

Por exemplo, o ácido fólico é comprovadamente um ótimo amigo para o cérebro, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do feto, contribui para a função cerebral e contribui para a capacidade cognitiva e para a saúde mental e também emocional, sendo capaz até de evitar a depressão. O ácido fólico também é bom para a imunidade, já que as vitaminas do complexo B são essenciais para manter o sistema imunológico fortalecido.

O ácido fólico ainda apresenta benefícios para as unhas, o cabelo e a pele. Ele contribui para o crescimento dos cabelos e das unhas, além de ajudar a combater as espinhas e controlar a oleosidade da pele. Para completar, há também benefícios para o coração: ele ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que quando presente em excesso, pode afetar o aparelho cardiovascular.

ácido fólico

Ácido Fólico: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Problemas causados pela falta de ácido fólico

Quando o seu corpo fica com carência de ácido fólico, geralmente não há nenhum sintoma. Entretanto, pode haver casos graves onde o indivíduo apresenta fadiga, falta de ar após realizar atividades rotineiras, feridas na boca e até mesmo dores de cabeça. É possível descobrir se a carência de ácido fólico é a causa dos sintomas através da dosagem da substância no sangue.

ácido fólico

Ácido Fólico: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Principais fontes de ácido fólico

Para consumir ácido fólico é indicado dar preferência às opções naturais, como os alimentos que são ricos nessa substância. As folhas verdes escuras são riquíssimas em ácido fólico, assim como os cereais integrais.

Sendo assim sua dieta deve incluir alimentos como feijões, espinafre, couve, brócolis, abacate, manga, germe de trigo, grão de bico, carne, ovos e vários outros alimentos.

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso cuidar da sua saúde. Também ja demos dicas de como cuidar de aftas em outro artigo.

Sugestões e novos posts falem nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *