Treino funcional – conheça os benefícios pro corpo


Conheça os benefícios que o treino funcional pode trazer pros eu corpo, inclusive ajudando a emagrecer.

O treino funcional vem ganhando novos adeptos a cada dia que passa. Esse treinamento abrange atividades que melhoram todo o funcionamento do corpo.

Toda pessoa pode fazer um treino funcional e aproveitar os benefícios que vão de aumentar a força física até melhorar problemas como depressão, ansiedade e estresse.  

O que é treino funcional?

O treino funcional são atividades físicas que exercitam o corpo para funcionalidades que ele foi designado a fazer como pular, andar e outras funções diárias.

treino funcional

O treino funcional tem como alvo aperfeiçoar a capacidade de realizar as funções do dia a dia. O treino funcional trabalha melhorando os movimentos naturais de indivíduos que se cansam facilmente com pequenas ações como, por exemplo, ao subir alguns degraus na escada.

Grande parte das atividades funcionais utiliza o próprio peso para produzir contrapeso, ou de modo eventual, objetos encontrados na residência como cadeira, cabos e toalhas. Conheça agora alguns benefícios pro corpo que o treino funcional proporciona.

Músculos mais fortes

Entre os muitos benefícios que o treino funcional pode trazer a saúde, o fortalecimento dos músculos é o grande destaque e por causa disso, mais pessoas estão se tornando adeptos. Essa atividade física define o corpo, fortalecendo de modo completo, sem precisar de uma atividade específica para determinada região do corpo.

O treino funcional estimula as fibras musculares, deixando o corpo preparado para todo movimento.

Diminui dores

Pesquisas científicas indicam que um dos principais provocadores de dores na região lombar e nas costas é a falta de força no core, que é um tipo de cinturão que envolve músculos das áreas pélvica, lombar e quadril. A função do core é equilibrar o corpo como um todo.  

O treino funcional vai atuar de forma direta nessa região, já que têm como regra exercícios básicos que necessitam de estabilidade para serem feitas.    

Melhora o equilíbrio

Algumas atividades exclusivas do treino funcional exercem o equilíbrio e a coordenação motora. O treino funcional vai aumentar a flexibilidade, melhorando muitos movimentos necessários para a realização de tarefas diárias.

Especificamente para esta finalidade, são empregados geralmente atividades como agachamento unilateral.   

treino funcional emagrece

Auxilia a capacidade cardiorrespiratória

Além de deixar os músculos mais fortes, ele também melhora o sistema cardiorrespiratório. Isso se dá porque nos exercícios é exigido velocidade na realização das tarefas e um grande período de prosseguimento em cada ato. Dessa forma, a frequência cardíaca é elevada conforme a intensidade dos exercícios.

Outros benefícios

O treino funcional pode trazer inúmeros benefícios à saúde se praticado de forma correta, com acompanhamento profissional e médico. Entre os muitos benefícios podemos citar:

  • Aumenta a densidade óssea;
  • Previne contra diabetes;
  • Previne contra hipertensão;
  • Reduz níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Ajuda a manter a postura correta;
  • Acelera o metabolismo;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Ameniza o estresse;
  • Diminui ansiedade;
  • Combate depressão;

Além desses, ele ajuda a recuperar estrutura afetada por traumas no procedimento de reabilitação.

Quem pode fazer?

De modo geral, o treino funcional é indicado para todas as pessoas. No entanto, aquelas pessoas que já praticaram em algum momento essa atividade vai sentir mais facilidades de executar os exercícios. Já no caso daqueles que tem uma vida sedentária podem ter alguma dificuldade para fazer as atividades.

Em todos os casos, o indicado é fazer antes uma consulta médica para verificar se existe algum problema de saúde que restringe a prática.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

 

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *