Exercício Afundo – como funciona? como fazer?


O exercício afundo está se tornando cada vez mais conhecido pelas pessoas, pois ele é extremamente recomendado para quem deseja cuidar da saúde e ter um corpo bonito. Vários treinos possuem o exercício afundo como seu perfil, afinal ele também trabalha diferentes músculos.

O exercício afundo trabalha principalmente os músculos inferiores como coxas, glúteos e pernas, e pode ser realizado com diferentes intensidades. Para fazer o exercício afundo você pode usar barras, halteres ou somente o peso do próprio corpo. A seguir, entenda para que serve esse exercício e aprenda a fazê-lo.

Para que serve o exercício afundo

O afundo é um exercício muito realizado em diversos treinos que prezam pela definição e pela força do corpo. Ele é focado nos músculos inferiores e sua realização é totalmente saudável, desde que seja acompanhada por profissionais qualificados.

O exercício afundo pode ser praticado por pessoas que não se sintam prontas para treinos mais pesados, assim como por quem busca um treino mais forte. A variação do exercício e da sua intensidade se dá porque é possível usar somente a própria força do corpo, além de barras e halteres. O exercício afundo também possui variação de movimentos, conforme cada pessoa e o seu instrutor.

exercício afundoExercício Afundo – como fazer

O exercício afundo pode ser realizado de forma mais simples ou complexa, conforme cada pessoa. Se é alguém que ainda não se sente preparado para treinos pesados, o mais indicado é fazer a versão simples, até que esteja preparado para a versão mais difícil. A seguir, veja o modo de execução das duas versões do exercício.


exercício afundoExercício Afundo – versão simples

O exercício afundo simples pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo na sua casa. Para fazer, você deve deixar suas pernas afastadas e colocar uma na frente da outra, os seus pés devem ficar apontados para frente. O pé de trás deve ficar muito bem apoiado no chão para gerar equilíbrio.

Estando nessa posição, você deve começar a agachar de forma lenta, formando um ângulo de 90º entre suas duas pernas. Depois disso volte à posição inicial, repita a movimentação algumas vezes e com os dois lados da perna. O mais indicado é fazer com o auxílio de um instrutor, mesmo sendo a versão mais simples.

exercício afundoExercício Afundo – versão difícil

Essa segunda versão do exercício afundo só deve ser feita por pessoas que já fizeram a versão anterior ou que já estão preparadas fisicamente para um treino mais pesado. É essencial contar com a ajuda de um instrutor em sua realização. A execução do exercício é a mesma, mas conta com o diferencial de que a perna de trás deve ser colocada em um local elevado, como em uma cadeira.

A perna da frente irá movimentar e agachar para fazer o ângulo de 90º que é exigido pelo exercício. Depois disso é possível ainda adicionar pesos extras, como halteres em cada mão ou pesos nas pernas. Além dessas, é possível encontrar outras variações do exercício, por isso procure a fundo e converse com um profissional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *