Cabelo

Tipos de escova: rotativa, alisadora e muito mais!




Você sabia que cada modelo de escova é indicado para um tipo de cabelo? Nesse artigo, confira os tipos de escovas, suas funções, para qual cabelo são indicadas, entre outros. 

Você conhece os tipos de escova para cabelos e suas funções?

 

Apesar da escova de cabelo ser um item indispensável no nosso dia a dia, poucas pessoas sabem que elas estão disponíveis em modelos variados e que cada um deles possui uma função diferente, sendo que algumas possuem cerdas mais macias e são indicadas para cabelos frágeis e outras contam com cerdas largas, ideais para cabelos cacheados e crespos, etc. 

tipos de escova

Assim, conhecer um pouco sobre os tipos de escova é fundamental para adquirir um modelo que se adeque ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades. Dessa forma, você evita escolher um modelo que possa quebrar seus fios, deixá-los mais embaraçados, entre outros. 

 

Por isso, confira no artigo abaixo mais informações sobre os diversos tipos de escova, suas funções, para quais cabelos são indicados, seus tipos de cerdas e muito mais. 

 

Tipos de escova para cabelo

 

Conhecer mais sobre os tipos de escova para cabelo pode te ajudar na hora de escolher qual é o melhor material, suas funções, para qual cabelo ela é indicada, entre outros. Sendo assim, confira mais detalhes a seguir.

 

Escova rotativa

Como fazer escova no cabelo

A escova rotativa é um produto muito prático e ideal para quem tem uma rotina corrida. Ela serve para alisar os fios e modelar eles, podendo ser usada quando o cabelo estiver molhado, úmido ou seco. 

 

Contudo, esse tipo de escova não é indicado para fios crespos, visto que pode enroscar neles e não alisar. Fora isso, na hora de adquirir sua escova rotativa, veja se suas cerdas são macias e se ela possui revestimento de cerâmica ou turmalina, pois ajuda ela a esquentar mais rápido. Não deixe de conferir as 10 melhores escovas rotativas de 2022 e saiba qual o modelo com o melhor custo benefício.

 

Escova alisadora

 

Pelo fato da escova alisadora ser pequena e leve, ela cabe na bolsa e pode ser facilmente transportada. Outra característica desse produto é que ele seca e alisa os cabelos, contudo em cabelos mais grossos e mais enrolados, os fios não irão ficar 100% lisos. 

 

Além disso, a escova alisadora possui cerdas finas e um controle de temperatura, o que faz com que a raiz do cabelo não seja tão danificada durante o uso. Um ponto positivo desse modelo é que ele tem um preço acessível e ao usá-lo, o recomendável é separar os fios em mechas finas para obter um melhor resultado. Para mais informações sobre esse tipo de escova, veja as 10 melhores escovas alisadoras de 2022!

 

Escova secadora

tipos de escova

A escova secadora pode ser usada em todos os tipos de cabelo e é um produto dois em um: ela seca o cabelo enquanto alisa ele, o que te ajuda a poupar tempo e dinheiro, visto que esse produto pode substituir a chapinha e o secador.

 

Esse modelo está disponível no formato quadrado, ideal para quem quer os fios mais alinhados e retos, no redondo, indicado para quem gosta de modelar as madeixas e no modelo giratório, que seca os fios mais rapidamente. 

 

Na hora de adquirir a sua, é importante conferir se as cerdas são macias e se ela possui revestimento em cerâmica, pois esse material ajuda o produto a esquentar mais rápido e danifica menos o cabelo. A escova secadora deve ser usada, preferencialmente, quando o cabelo estiver úmido ou molhado. Veja quais são as 10 melhores escovas secadoras de 2022 e escolha a opção ideal para o seu cabelo!

 

Escova térmica

 

Assim como os modelos acima, a escova térmica pode ser usada em todos os cabelos e também alisa e seca o cabelo ao mesmo tempo. Contudo, o diferencial dela é que sua estrutura, geralmente feita de metal ou cerâmica, fica em contato com o fio, o que faz com que ele seque mais rápido e fique mais brilhante. 

 

Na hora de adquirir sua escova térmica, prefira modelos vazados caso seu cabelo seja fino. Já para fios grossos, cerdas espaçadas são o mais recomendado. Fora isso, cerdas de nylon são indicadas tanto para fios lisos quanto para os mais cacheados e ainda evitam que o ele fique com frizz.

 

Escova desembaraçadora

 

A maioria das escovas desembaraçadoras possuem um preço acessível e são ideais para não quebrar ou danificar os fios na hora de desembaraçá-los. Esse produto possui um design ergonômico, que se encaixa na mão com firmeza e é indicado para todos os tipos de cabelo. 

 

Além disso, os modelos de escova desembaraçadora geralmente possuem cerdas macias e flexíveis, o que evita que você sinta dor na hora de pentear o cabelo. Outro ponto positivo desse produto é que muitos modelos são pequenos e fáceis de serem transportados e ainda massageiam o couro cabeludo enquanto você desembaraça os fios.

 

Escova para cabelo molhado

 

O cabelo molhado é mais frágil do que quando ele está seco. Por isso, utilizar uma escova para cabelo molhado é uma ótima alternativa caso você queira evitar que ele se quebre. 

 

As escovas para cabelo molhado são muito acessíveis pois podem ser encontradas em diversos valores, que variam de 10 reais até 100 reais ou mais. Fora isso, elas contam com cerdas finas e de dupla altura, ou seja, algumas são mais longas e outras mais curtas. Assim, elas conseguem penetrar dentro da mecha com facilidade.

 

Além disso, há modelos feitos de plástico duro e outros mais flexíveis, sendo que a última opção é indicada para cabelos cacheados ou crespos. Já para quem gosta de passar creme no cabelo, optar por escovas vazadas é o ideal, visto que ela não acumula água ou creme. 

 

Escova almofada

 

A escova almofadada é indicada para quem tem o couro cabeludo mais sensível, visto que suas cerdas de nylon costumam ser mais maleáveis e possuir pontas arredondadas, o que garante mais conforto na hora do uso. 

 

Além disso, apesar desse modelo poder ser usado em todos os tipos de cabelos, ele funciona melhor em fios lisos ou levemente ondulados. Outra característica desse produto é que ele pode ser encontrado em diversas cores e seu preço é acessível, sendo que os modelos ovais, por serem menores, geralmente são mais baratos, enquanto que as escovas almofadadas retangulares são maiores e mais caras.

 

Escova de cerdas de javali pequena

 

Escovas de cerdas de javali são recomendadas para estilizar os fios, além de também poderem dar mais ou menos volume ao cabelo. Esse modelo, apesar de ser um pouco caro, possui uma longa durabilidade. 

 

As escovas de cerdas de javali são ótimas para cabelos secos, visto que conseguem distribuir a oleosidade ao longo dos fios. Fora isso, elas também conseguem remover a poeira dos fios e puxam menos eles na hora de pentear ele, o que reduz a chance de quebrar o cabelo e também as tornam ideais para cabelos frágeis e finos. 

 

Além disso, apesar de todas as escovas com cerdas de javali possuírem a estrutura feita de madeira, elas ainda estão disponíveis em várias cores e tamanhos, sendo que os redondos são mais indicados para modelar os fios enquanto que os retangulares são ideais para quem gosta de deixar o cabelo mais alinhado.

 

Escova raquete

 

A escova raquete tem esse nome pois é um modelo maior, geralmente vindo no tamanho quadrado ou retangular. Apesar desse modelo ser mais indicado para desembaraçar fios longos e lisos, ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo e ainda é encontrado em diversas cores e preços. 

 

Além disso, esse modelo possui cerdas largas, o que desembaraça os fios mais facilmente, e é ótimo para espalhar a oleosidade pelo cabelo, garantindo assim fios mais brilhantes. 

 

Outro ponto positivo da escova raquete é que ela é fácil de ser encontrada e por possuir uma bolinha no final das cerdas, massageia o couro cabeludo e auxilia na circulação sanguínea do local.

 

Escova ventilada

 

A escova ventilada é um modelo vazado que possui alguns espaços entre as fileiras de cerdas. Por isso, esse tipo de escova é ótimo para quem gosta de dar volume aos fios e ao usá-la junto com o secador ou com a chapinha, a escova ventilada também serve para modelar os fios.

 

Além disso, por ser vazada, a escova ventilada consegue retirar a água de cabelos molhados e é ótima para quem gosta de aplicar cremes nos fios, visto que ela não deixa o produto acumular. Outra característica desse produto é que ele pode ser encontrado em diversas cores, com cerdas de nylon ou naturais e ainda no tamanho oval, indicado para quem gosta de modelar o cabelo, ou retangular, melhor na hora de pentear e desembaraçar. 

 

Escova antiestática

 

As escovas antiestática são especialmente indicadas para cabelos cacheados, crespos e ondulados, que costumam possuir muito frizz. Contudo, elas também podem ser usadas por quem tem os fios lisos e geralmente são encontradas no modelo redondo, que pode ter de 12mm até 24mm ou mais. As cerdas desse tipo de produto são ionizadas, o que faz com ele seja excelente para prevenir o frizz. 

 

Além disso, algumas escovas antiestáticas são vazadas, o que também auxilia na diminuição do frizz e ainda, ao ser usada junto com o secador, ajuda os fios a secarem mais rápido. Na hora de adquirir esse modelo de escova, dê preferência a escovas com a base de madeira e com cerdas naturais ou mistas, pois esses materiais são melhores para eliminar a estática, o que evita que o cabelo fique com os fios arrepiados. 

 

Escova redonda

 

A escova redonda pode ser encontrada em vários tamanhos, sendo que os modelos maiores, que possuem cerdas mais espaçadas e largas, são as mais indicadas para cabelos crespos e cacheados. Já os cabelos lisos e ondulados, podem optar pela escova redonda no tamanho médio, que possui cerdas mais juntas. 

 

Esse tipo de escova é ótimo para modelar os fios com o secador, visto que ela retém o calor e ajuda o cabelo a secar mais rápido. Além disso, ela também é ideal para quem tem franja, visto que o tamanho pequeno é o ideal para estilizar essa parte do cabelo com mais precisão. 

 

Outra característica é que suas cerdas podem ser feitas de nylon ou silicone, que são resistentes ao calor e fáceis de limpar, de cerdas mistas ou naturais, ótimas para controlar o frizz. 

 

Escolha o melhor tipo de escova para o seu cabelo!

 

Um ponto positivo de conhecer as funções de cada tipo de escova é que isso pode te ajudar a ter um cabelo mais saudável, pois assim você consegue escolher modelos que se adequam à curvatura do seu fio e evitam quebrar eles; um exemplo disso sendo a escova almofada, que é ideal para fios frágeis e pessoas que possuem a raíz sensível. 

 

Não esqueça também de sempre aplicar um protetor térmico para não danificar os seus fios durante a escovação. Caso esteja em dúvida em relação à melhor opção para os seus fios, não deixe de conferir os 10 melhores protetores térmicos para cabelo de 2022.

 

Saber sobre os tipos de escovas é fundamental para escolher o modelo que mais se encaixe às suas necessidades, facilitar seus cuidados com o cabelo e deixá-lo ainda mais bonito e saudável. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.