Diferença entre cuidados com o cabelo em casa e no salão de beleza


Você sabia que nosso cabelo sofre agressões diárias?

Isso mesmo. Diversos fatores externos agridem nossos cabelos diariamente, entre eles: sol, piscina, praia e secador, por exemplo. Sem falar das tantas químicas que fazemos em nossos cabelos, como colorações, mechas e muito mais.

Diferença entre cuidados com o cabelo em casa e no salão de beleza

Com tantas agressões diárias não é fácil manter um cabelo sempre bonito e saudável, mas alguns cuidados básicos como o simples ato de pentear o cabelo da forma correta e outros nem tão básicos, mas essenciais, como a ida frequente ao salão de beleza para um tratamento mais intenso, são fundamentais para exibir um cabelo lindo, daqueles de revista. Vamos, então, saber que cuidados são esses?

diferença cabelo casa salao

Qual o tipo de escova ideal para o cabelo?

Com uma infinidade de escovas disponíveis hoje no mercado fica a dúvida: qual usar? Bom, isso depende muito do tipo de cabelo e da finalidade do penteado. Vamos entender um pouco então.

 

  • Escova Reta: use para desembaraçar o cabelo
  • Escova meia-lua: use para escovar 
  • Escova Redonda: use para modelar os fios
  • Escova Oval: use para desfiar e finalizar 

 

Quanto ao tipo de tubo da escova o mais indicado é o de cerâmica, pois ele mantém o calor sem danificar os fios.

cuidados cabelo escova casa

Como devo pentear meu cabelo para não danificá-lo?

Comece sempre penteando o cabelo de baixo e depois vá subindo. Desembarace primeiro as pontas e depois vá subindo até que a escova chegue ao topo do cabelo e deslize para baixo sem nenhum atrito. Nunca comece deslizando o pente ou escova de cima para baixo, sem desembaraçar, pois isso poderá quebrar os fios.

Tenha um cuidado maior quando o cabelo estiver molhado, pois ele fica ainda mais frágil. Seque bem com a toalha, mas sem esfregar os fios, apenas apertando os cabelos com a toalha.

Use um leave-in para facilitar esse processo de desembaraço dos fios. Existem ótimos produtos para facilitar o penteado e a escovação.

Qual máscara de tratamento devo usar? Hidratação ou Nutrição?

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre hidratação e nutrição. Muitas vezes o cabelo precisa de nutrição e não de hidratação e acabamos usando o produto errado na hora errada.

Por isso é tão importante a opinião de um cabeleireiro. Ele vai saber indicar o melhor tratamento que seu cabelo necessita e poderá indicar um tratamento no salão e/ou um tratamento para uso em casa, como máscaras de hidratação ou nutrição.

 

Mas afinal qual é a diferença entre essas máscaras?

As máscaras de hidratação repõe água no cabelo e umidade dos fios. São de vários princípios ativos, entre eles: polpa de abacate, aloe vera, mel, silicones, entre outras. 

Já as máscaras de nutrição repõe nutrientes que o cabelo necessita: lipídeos e proteínas. Geralmente elas são à base de óleos vegetais, como argan, karite, ceramidas, macadmia, tutato, etc.


 

Quando os Cabelos precisam de Hidratação?

O cabeleireiro é o profissional mais indicado para analisar os fios e responder essa pergunta, mas quando percebemos os fios secos e com excesso de frizz é bem provável que precise de hidratação. A hidratação vai devolver o brilho e maciez aos fios. Cabelos muito expostos a secadores precisam de hidratação com frequência.

hidratacao capilar

Quando os cabelos precisam de Nutrição?

De novo a resposta mais acertada será a do cabeleireiro, mas, normalmente, quando os cabelos estão sem brilho e porosos ao toque eles estão clamando por uma Nutrição capilar. A nutrição combate o ressecamento e aspereza dos fios, impedindo que percam a umidade.

 

Somente o tratamento em casa é suficiente para manter a saúde dos cabelos? Ou devo procurar um salão de beleza? E com que frequência?

Se se cabelo for virgem, ou seja, sem tintura nenhuma e se você cuida dele com muito carinho na hora de pentear talvez não seja necessária uma ida frequente ao salão. Mas lembre-se que estamos sofrendo agressões diárias em nossos fios, por isso a ida ao salão não deixa de ser necessária, afinal os produtos profissionais são mais potentes e o cabeleireiro é o profissional capaz de te dar inúmeras dicas para manter o cabelo saudável e indicar a melhor máscara de tratamento para uso em casa.

Agora, se seu cabelo além de sofrer agressões diárias como sol, calor, secador, chapinha, ainda passa por processos químicos como mechas e colorações, por exemplo, bom aí você não deve escapar do salão de beleza. Sua ida tem que ser bem mais frequente. O seu cabeleireiro poderá indicar um Cronograma capilar semanal ou quinzenal e, também, um tratamento para uso em casa.

Aí você pergunta, mas devo investir tanto em tratamentos para o cabelo? 

Se você quiser exibir um cabelo de revista a resposta é sim. Quanto mais você tratar os cabelos com produtos de qualidade mais vai perceber seu cabelo saudável, macio e brilhoso.

E fala sério, né? Quem não ama exibir um cabelo de artista? Ah, e não esqueça do corte. As pontas devem ser cortadas regularmente para que o cabelo mantenha sempre um aspecto de bem cuidado.

Gostaram das dicas pessoal? Sugestões podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *