Tapioca Engorda ou Emagrece? Saiba aqui


Tapioca engorda ou emagrece? Respondemos essa grande dúvida dos nossos leitores!

A tapioca ficou muito conhecida entre as pessoas que praticam exercícios físicos. Para muitos, principalmente os adeptos da dieta low carb, ela pode até mesmo substituir o famoso pãozinho no café da manhã. Mas, se a tapioca é utilizada por pessoas que fazem dieta, por que ela engordaria? É o que vamos ver neste artigo.

Tapioca engorda ou emagreceO aumento de peso pode ocorrer porque a tapioca é feita da fécula da mandioca, ou seja, é um alimento muito rico em carboidratos. Se exagerarmos no consumo dela, assim como de qualquer outro alimento, vamos acabar engordando. O segredo para incluir a tapioca na sua alimentação sem gerar aumento de peso é a maneira como ela será preparada e recheada. Eles sim vão fazer toda a diferença na hora do seu consumo. Veja como no decorrer desse artigo.

tapioca engordaPor que a tapioca engorda?

Como falamos, a tapioca é rica em carboidratos. Mas além disso, ela é considerada um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, ela se transforma rapidamente em glicose quando chega em nosso organismo. Os alimentos que possuem alto índice glicêmico devem ser consumidos com cuidado pois, quando consumimos mais carboidratos do que deveríamos, ele acaba se estocando em nosso corpo em forma de gordura.

Uma medida muito eficaz para diminuir o índice glicêmico da tapioca é adicionar a ela alimentos que sejam fonte de fibras ou de proteínas. Dessa forma, você pode preparar a sua tapioca com sementes de chia, sementes de linhaça, recheá-la com frango ou, ainda, misturar um ovo à goma e preparar uma deliciosa crepioca.

tapioca engorda
Como preparar a tapioca corretamente?

Uma das medidas para reduzir o índice glicêmico da tapioca e fazer com que ela não aumente seus números na balança é através do seu recheio. Caso não goste da crepioca, uma dica é colocar ovos mexidos como recheio.


Você pode utilizar o frango desfiado, atum, o queijo cottage ou, ainda, se preferir algo mais doce, rechear sua tapioca com banana e canela, pasta de amendoim ou geleias sem açúcar. Além de todos ficarem uma delícia, são extremamente saudáveis.

tapioca engordaConheça os benefícios da tapioca

Mesmo que de início, pareça que ela pode ser uma grande vilã em nossa alimentação, a tapioca possui várias propriedades e benefícios importantes para a nossa saúde.

De início, temos o benefício mais citado: a tapioca não possui glúten. O que faz ela se tornar uma ótima opção para os celíacos e pessoas que estão evitando a proteína. Além disso, quando consumida de maneira correta, pode ajudar na perda de peso.

Mesmo que a maior parte das pessoas estejam preocupadas com o ganho de peso, existem aquelas que o tem como objetivo. E a tapioca também é muito eficaz para isso. Por isso é super importante procurar por ajuda profissional, pois apenas ele poderá dizer a quantidade certa de tapioca que você deverá ingerir para ganhar ou perder peso.

Por ser um alimento rico em carboidratos, a tapioca é uma ótima opção de lanche para os praticantes de exercícios físicos, tanto no pré quanto no pós treino. O carboidrato é o principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao nosso organismo.

Temos ainda um alto teor de vitamina K, que é muito importante para o funcionamento neural. Altos índices de ferro, que ajuda na formação de hemoglobinas e impede a anemia. É uma ótima fonte de cálcio, que ajuda no desenvolvimento ósseo e aumenta a flexibilidade. E, ainda, é rica em potássio, que reduz o estresse e pode diminuir a pressão sanguínea.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *