Skate: conheça os benefícios desse esporte


Conheça os benefícios do skate! A prática desse esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente. Antes visto somente como uma atividade para adolescentes, o skate hoje conquista cada vez mais adeptos e conta com grande número de competições a nível mundial.

A dificuldade de manter uma rotina composta por exercícios físicos pode ser superada com a ajuda do skate, o esporte exige pouco esforço físico, conta com diversas modalidades e é uma atividade extremamente divertida. Uma ótima alternativa para quem deseja abandonar o sedentarismo e adotar um estilo e vida mais saudável.

skate beneficios

Andar de skate é divertido e ajuda a ficar em forma. (Foto: Divulgação)

Além disso, o skate é universal, pode ser praticado em vários locais e por pessoas de todos os gêneros e idade. Com a ajuda de profissionais que se dedicam a atividade, é possível conseguir manter o equilíbrio sobre as rodinhas e evoluir cada vez mais no esporte.

Benefícios de andar de skate

Veja os principais benefícios de andar de skate:

Fortalece as articulações

O esforço feito pelos membros inferiores durante a atividade promove o fortalecimento das articulações, especialmente as do tornozelo e do joelho. Previne o desenvolvimento de doenças decorrentes do envelhecimento, como a artrose.

Ajuda a tonificar os músculos

Andar de skate é ótimo para definir os músculos das pernas e dos glúteos. Tudo por conta do impulso necessário para se movimentar  e também do esforço feito para manter o equilíbrio durante as manobras.

Melhora a saúde cardiovascular

Durante a prática do esporte o corpo é exercitado e necessita de mais oxigênio. A cada respiração é inspirada a quantidade máxima de ar e o coração é capaz de bombear mais sangue a cada batida.


skate beneficios

Acabe com o estresse andando de skate. (Foto: Divulgação)

Alivia o estresse

O skate pode ser praticado nas ruas, em parques e em pistas específicas para o esporte, essa variedade é um dos motivos que tornam a atividade muito divertida e prazerosa. O feito é perceptível logo após a prática, a sensação de bem estar e a melhora do humor é sempre predominante.

Queima calorias

A atividade é capaz de queimar até 500 calorias, para potencializar esse efeito pratique o esporte todos os dias e mantenha uma dieta saudável. É possível eliminar até 4 kg por mês.

Melhora concentração

A mente também é beneficiada com prática desse esporte, a falta de atenção pode resultar em manobras mal executadas e tombos. A concentração é trabalhada o tempo todo durante o exercício e passa a ser aplicada nas demais atividades do dia a dia de forma automática.

Modalidades do esporte

Street: É o tradicional skate de rua. Os praticantes realizam manobras em diversas áreas urbanas: nas ruas, praças e parques.

Freestyle: Todas as manobras são realizadas em contato com o chão, normalmente incluem giros e pequenos saltos.

Slalon: É feito em superfícies planas, o objetivo é andar em alta velocidade e fazendo zigue-zague durante todo o percurso.

Big Air: São manobras seguidas, feitas após descer uma rampa alta.

Dowhill: consiste percorrer um circuito longo e composto só por descidas em alta velocidade.

Half Pipe: É sempre praticado em rampas com formato em “U”. As manobras devem ser feitas sempre que o atleta chega nas pontas.

Vale lembrar que a orientação de um profissional é muito útil para evitar lesões e aperfeiçoar cada vez mais as habilidades. O uso de equipamentos de segurança é indispensável em qualquer modalidade, independente da evolução e domínio do praticante com o equipamento.

Já falamos aqui anteriormente sobre o jump fit, sugiro que leiam pois o artigo ta bem legal!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *