Conheça tudo de bom que a semente de cevada pode fazer pelo seu corpo, seus benefícios e onde comprar mais barata!
A semente cevada é pouco conhecida e por esse motivo não está fazendo parte da mesa dos brasileiros. Já experimentou incluir a cevada em seu cardápio diário? Conheça os inúmeros benefícios desse cereal integral e comece a explorar as várias formas de utilizá-lo em seus pratos.Muitas pessoas não conhecem os benefícios da cevada para a saúde e por causa disso deixam de receber um grande e excelente quantidade de vitaminas, minerais, dentre outros todos os dias.
Por isso, a inclusão deste alimento no seu cardápio diário é uma excelente opção para evitar que seu organismo fique debilitado devido as diversas atividades diárias e que muitas vezes impede de você ter uma alimentação de qualidade.
Benefícios da Semente de Cevada
Pra quem acha que a cevada só é usada na produção de cerveja, está por fora. Em primeiro lugar, a cevada é rica em vitaminas B1, B3 e E. Contém carboidratos, fibras e sais minerais como o selênio, o magnésio, ferro, fósforo, zinco e cobre.
O selênio, por exemplo, tem ação antioxidante, o que ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres, evitando os sinais de envelhecimento precoce e várias outras doenças, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
O câncer de mama é um deles, sendo que estudos realizados mostram os efeitos benéficos do consumo da cevada em mulheres em fase de menopausa e pós menopausa no que concerne a este tipo de tumor.
Já o magnésio ajuda na boa formação dos ossos e músculos, o que entre outras coisas é muito eficaz para prevenir a osteoporose.
Outro benefício do magnésio para a saúde da mulher é que este mineral tem a capacidade de controlar os incômodos e dores do período pré menstrual e também fornece diversos benefícios para as gestantes.
Podemos também colocar na lista dos benefícios do magnésio para as mulheres o auxílio na restituição das fibras musculares.
Isto é muito importante para quem pratica alguma atividade física e também age no intestino reduzindo a chamada síndrome do intestino irritável.
O ferro, o colesterol e o cálcio são os três elementos que todos nós devemos ficar ligado em nossa dieta.
O mineral, ferro, é o principal constituinte da hemoglobina, sendo esta responsável pelo transporte de oxigênio para as células e a retirada do dióxido de carbono do corpo.
A carência do ferro no organismo é caracterizado como anemia ferropriva e a consequência é a redução significativa da capacidade de executar algum trabalho.
Rica em fibras, a cevada ajuda o bom funcionamento do intestino, controla os níveis de colesterol, além de ser ótima aliada para quem deseja eliminar alguns quilos a mais.
Isso porque ao ingerir as fibras, o organismo fica com uma sensação de saciedade, fazendo com que fiquemos com menos fome e, consequentemente, comamos menos.
Podemos também colocar na lista de benefícios da cevada a influência na oxigenação da células, pois esse alimento tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea fazendo com que as células recebam mais oxigênio e como consequência, energia.
Para você que tem dificuldade de dormir, a cevada apresenta diversas substâncias que estimulam o sono e isto ocorre porque a cevada é livre de cafeína. Então, colocando a cevada em seu cardápio diário, as suas noites de insônia estão com os dias contados.
Outro grande benefício da cevada é o auxílio que o cereal integral presta para prevenir os cálculos biliares.
Outros benefícios da cevada
– Ajuda a controlar os hormônios da tireoide;
– Auxilia a manutenção do sistema nervoso;
– Estimula o crescimento.
Conclusão
Muitas pessoas tem usado a semente cevada para auxiliar no emagrecimento e essa é uma excelente opção. Vale salientar que esse alimento é rico em fibras e ajuda no controle da saciedade.
Entretanto, muitas pessoas acreditam que a cevada poderá sozinha resolver a luta contra o emagrecimento. Você precisa entender que emagrecer é fruto de vários fatores, sendo a alimentação o mais importante. Já falamos aqui também sobre a hidratação capilar com cerveja, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!