Salsichas e embutidos: por que fazem tão mal?


Salsichas e embutidos podem trazer graves perigos para seu corpo e sua saúde. Veja por que seu consumo deve ser evitado.

A cultura da rapidez e do fast food, faz com que as pessoas se alimentem cada vez mais com alimentos enlatados, pre prontos  e que possuem conservantes, caso dos presuntos, salsichas e defumados em geral. Com isso, temos cada vez mais pessoas sofrendo com doenças como pressão alta, avc, problemas digestivos, dentre outros. Muita gente, ainda não se deu conta do quanto esses produtos fazem mal, então no artigo de hoje, vamos explicar o que há dentro das salsichas e embutidos e por que seu consumo deve ser evitado, senão totalmente interrompido. Acompanhe conosco.

O que são embutidos?

Salsichas e embutidos

Embutidos são alimentos como linguiça, presunto, salsicha, entre outros, que normalmente tem origem animal e na maioria das vezes derivam de carne suína, mas o teor de sódio presente nesses alimentos é muito alto, podendo oferecer um grande risco para a saúde, pois o sódio em excesso está diretamente ligado a casos de hipertensão arterial e problemas cardíacos. Normalmente são facilmente encontrados em supermercados e infelizmente muito consumidos em nossa sociedade.

A maioria dos embutidos possuem uma quantidade expressiva de calorias, gorduras saturadas e sódio, grandes inimigos à saúde. A gordura saturada estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O sódio pode gerar a pressão alta; os conservantes, risco de câncer. Além disso, há uma alta taxa de corantes, que fazem mal ao estômago. Sendo assim, se consumido em excesso, presunto engorda, assim como outros embutidos (salame e salsicha), além de fazer mal à saúde.

O que há de tão mal com eles?

A carne processada contém quatro vezes mais sódio e conservantes a base de nitrato. Isso sugere que sal e conservantes, mais do que gorduras, aumentem o risco de ataque cardíaco e diabetes.Todos esses produtos tem altas doses de conservantes, afinal, como fazer uma carne animal durar 8 meses na geladeira se não for assim?


Um estudo norte-americano revela que o consumo de embutidos aumenta em 42% o risco de problemas cardíacos.O consumo diário de 50g agrava problemas do coração e aumenta em 19% a chance de as pessoas desenvolverem a diabetes tipo 2.

Então sasicha faz mal?

Salsichas e embutidos

Sim! Pois seus conservantes, corantes e susbtâncias agregadas, podem fazer muito mal ao corpo conforme mencionamos acima.O principal vilão dos embutidos é o nitrato, um aditivo químico cancerígeno.

Presunto faz mal?

Bom, é preciso ter em mente que o presunto artesanal demora meses até ficar pronto, é praticamente uma arte. Mas o presunto industrial é feito em muito menos tempo, já pensou como esse processo é acelerado? Sim, com produtos químicos e aditivos. A decisão de não comer, é pessoal, mas não é proibido comer, basta que você não coma muito e escolha outros alimentos mais saudáveis para complementar sua dieta, como os alimentos funcionais por exemplo.

Importante

Evite ceder à praticidade, porém se não tiver outra opção tenha muito cuidado ao escolher a lata. Alimentos enlatados e embalados à vácuo são mais suscetíveis a bactéria Clostridium Botulinum, isso porque o micro-organismo se desenvolve em locais sem oxigênio. Latas estufadas é sinal da presença da bactéria, o “inchaço” acontece pelos gases produzidos pela Clostridium Botulinum.

Procure sempre seu nutricionista para que ele possa lhe indicar uma dieta saudável e que seja livre de embutidos.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Já falamos aqui sobre o omelete low carb que é bem interessante e gostoso.

Sugestões de novos artigos deixem aí nos comentários pessoal!

Até a próxima!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *