O que é carboidrato? Faz mesmo engordar? Saiba aqui!


Conheça o que é carboidrato e por que ele é visto como vilão das dietas!

O carboidrato é um nutriente que todos nós precisamos, mas é preciso ingerir com sabedoria para usufruir somente dos benefícios que ele fornece. Há mais de um tipo de carboidrato e o seu consumo é negligenciado por muitos, mas é um nutriente essencial para o nosso corpo.

O carboidrato é formado por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Ele é responsável por liberar glicose em nosso corpo e fornecer energia para as células. A seguir, conheça mais sobre o carboidrato e veja onde encontra-lo.

O que é carboidratoTipos de carboidratos

O primeiro grupo de carboidratos são os monossacarídeos: eles possuem de 3 a 7 carbonos na sua estrutura, sendo eles a glicose, a frutose e a galactose. Depois temos os dissacarídeos que nada mais são do que o resultado da ligação entre dois monossacarídeos, resultando em maltose, sacarose e lactose. Temos ainda os polissacarídeos que são formados através da união de vários monossacarídeos, dando origem ao amido e a celulose.

Dentro do grupo dos monossacarídeos, nós temos a glicose que é um açúcar encontrado no arroz, na farinha, nos doces, no mel, entre outros alimentos. Temos também a frutose que é o açúcar das frutas e a galactose, presente no leite e em outros produtos lácteos.

Já no grupo dos dissacarídeos, temos a sacarose, um açúcar extraído da beterraba, da uva e do mel. Temos também a maltose, extraída do malte e não pode ser encontrado livre na natureza. Temos também a lactose que é o açúcar do leite.

O que é carboidratoCarboidratos simples X complexos

Os carboidratos ainda se dividem em simples e complexos. Os simples são aqueles que possuem uma estrutura molecular de tamanho menor, formada pelos monossacarídeos e pelos dissacarídeos. Esses carboidratos são absorvidos de forma rápida, o que causa um aumento nos níveis de glicose no sangue. As frutas, o mel e o açúcar são carboidratos simples.

Já os carboidratos complexos são aqueles com uma estrutura molecular maior, formada pelos polissacarídeos. Esses carboidratos são absorvidos de forma lenta, fazendo com que a glicemia aumente mas de forma gradual e não abruptamente. Os alimentos integrais são bons exemplos de carboidratos complexos.

Qual carboidrato consumir?

Os carboidratos complexos são os mais indicados para todos, mas principalmente para quem deseja emagrecer. Eles impedem o aumento de glicemia no sangue, ajudam a aumentar a saciedade e por isso contribuem para uma melhor qualidade de vida.

O que é carboidrato

Isso não significa que você não deva mais consumir frutas e mel (fontes de carboidratos simples), mas o maior consumo deve ser de carboidratos complexos. Troque os alimentos pelas suas versões integrais e insira na sua alimentação sementes e oleaginosas.Uma boa é conhecer sobre a alimentação low carb que pode te ajudar na perda de peso.

Alguns benefícios dos carboidratos

O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo, pois assim teremos glicose na nossa correte sanguínea. O carboidrato é um grande amigo do cérebro, que não funciona sem a glicose. Quando você fornece menos glicose para o seu corpo, isso acaba prejudicando a função cerebral, podendo provocar dores de cabeça, insônia, alterações de humor, desmaios e outros sintomas. Os carboidratos também protegem os músculos e aumentam a saciedade.

Carboidratos engordam mesmo?

Os carboidratos são facilmente ligados ao aumento de peso. Isso acontece porque, depois da digestão dos alimentos, há uma grande quantidade de glicose no sangue, que nada mais é do que uma energia rápida. A insulina é de grande importância aqui, pois permite que as células usem essa energia. Com a ação da insulina, a energia vai toda para dentro das células e libera o sangue.

Quando isso acontece, o organismo não usa a energia armazenada e essa contribui para o aumento de peso. Além disso, os níveis de açúcar no sangue acabam ficando muito altos e para reagir, a insulina faz com que a glicose seja captada pelos tecidos adiposo e muscular. O tecido adiposo nada mais é do que as gorduras da barriga.Por isso dizem que os carboidratos engordam.

O que é Dieta low carb?

Como falamos anteriormente, a alimentação low carb consiste em diminuir o consumo de carboidratos. Os carboidratos são a nossa fonte de energia; ao deixar de consumi-los, o corpo passará a usar a gordura armazenada como fonte de energia, gastando-a e consequentemente contribuindo para que o indivíduo perca peso.

Em uma alimentação normal, o consumo de carboidratos deve ficar entre 45 e 55% do total de nutrientes ingeridos no dia a dia; na dieta Low Carb, esse consumo deve ficar abaixo de 20%. O objetivo da dieta é justamente fazer com que o corpo utilize a gordura armazenada como fonte de energia, o que irá gerar perda de peso.

200 Receitas Low carb – Emagreça comendo gostoso

Para quem curtiu essa receita, mas quer mais, o Guia definitivo em E-book 200 Receitas Low Carb  vêm com mais 30 receitas para o café da manhã, é basicamente 01 receita diferente por dia, nele você encontra também mais de 60 receitas para almoço e jantar, todas muito saborosas e fáceis de fazer e ainda conta com muitas sobremesas diferentes e Deliciosas!

cafe da manha low carb

Ah, já ia esquecendo, além das 200 Receitas Low Carb você receberá 2 BONÛS TOPS!

Comece hoje mesmo a preparar delicias saudáveis:

o que é carboidrato

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *