Azeite x óleo de girassol: qual o melhor pro corpo?


Veja quem ganha essa batalha pela sua saude:Azeite x óleo de girassol: qual o melhor pro corpo?

Na hora de preparar algum prato na cozinha, sempre surge a dúvida de qual óleo é o melhor para cozinhar, afinal de contas existem várias opções e alguém que está iniciando nesse ramo agora pode se sentir meio perdido. Mesmo que você não queira cozinhar para muitas pessoas, apenas para si mesmo, é importante estar ciente dos benefícios dos óleos disponíveis e de qual é melhor para cada situação.

Os óleos usados para cozinhar e fritar alimentos também influenciam a nossa saúde e podem possuir propriedades que sejam benéficas para o nosso corpo. A seguir, veja as diferenças entre o azeite e o óleo de girassol, os dois óleos mais conhecidos atualmente.

Azeite x óleo de girassolAzeite de Oliva

O azeite de oliva é, de todas as opções, a mais conhecida para cozinhar. Usado há muitos anos e por milhares de pessoas. Há ainda a opção de azeite de oliva virgem e extravirgem, sendo que há algumas diferenças entre eles.

O azeite de oliva virgem é o óleo com maior quantidade de gordura monoinsaturada, mas ao mesmo tempo com a menor quantidade de gordura saturada, quando comparada com os outros óleos. Por isso mesmo, o seu uso contribui para prevenir doenças cardiovasculares e também pode aumentar o bom colesterol. É um óleo que suporta temperaturas de até 180ºC, sendo a opção mais recomendada para cozinhar e regar alimentos. É extremamente saudável e benéfico para o corpo.

Já o azeite de oliva extravirgem, possui um sabor mais sofisticado e ainda oferece os mesmos benefícios. No entanto, para que seja possível aproveitar todas essas vantagens, não é um óleo que deve ser aquecido. Ele deve ser usado somente pra regar pratos, preferencialmente.


Azeite x óleo de girassolÓleo de Girassol

O óleo de girassol é um óleo também muito conhecido e que milhares de pessoas usam diariamente. Ele é rico em vitamina E, além de possuir várias substâncias antioxidantes. Por isso, ele é excelente para combater o envelhecimento precoce e também aliviar o estresse. Possui uma baia quantidade de gorduras saturadas, mas se seu uso é seguro para a saúde, isso ainda não está claro para os especialistas.

Com alguns estudos já realizados, mostra-se que o óleo se mostra estável quando submetido a temperaturas de até 200ºC, podendo ser usado até mesmo para fritar alimentos. No entanto, outros estudos mostraram que seus benefícios não podem ser aproveitados quando ele é aquecido.

Azeite x óleo de girassolQual o melhor?

Até o momento, sabemos com certeza de que o azeite de oliva possui determinados benefícios e que eles podem ser aproveitados mesmo no aquecimento (no caso do azeite de oliva virgem) ou sendo usado somente para regar alimentos (azeite extra virgem). Sendo assim, o mais seguro de se usar e mais indicado é o azeite de oliva.

Ele pode ser usado para o preparo de qualquer alimento, é saudável e evita diversas doenças. Deixe para usar o óleo de girassol de forma não aquecida, para garantir que possa usufruir de seus benefícios e vantagens.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *