Rinoplastia: como é feita essa cirurgia? Quais riscos?


Veja como funciona a rinoplastia e em que casos ela é indicada!

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico muito conhecido no ramo da medicina e estética, pois é um dos procedimentos que mais são feitos no Brasil e no mundo. Ele tem a capacidade de aumentar a autoestima de quem não está satisfeito com o seu nariz e quer fazer mudanças.

As mudanças estéticas são as mais procuradas, e podem ter o objetivo de alargar ou diminuir o nariz, arrumar pequenas imperfeições e deixá-lo em harmonia com o restante do rosto. Mas as rinoplastias com a finalidade de melhorar a saúde do paciente também são feitas com regularidade, como no caso dos problemas respiratórios que prejudicam a respiração.

rinoplastia funcionaComo é feita a rinoplastia?

A rinoplastia pode ser feita de duas maneiras, aberta ou fechada. Em termos médicos: exorrinoplastia ou endonasal, respectivamente. A técnica mais utilizada pelos médicos, e também a mais segura, é a aberta. Na técnica da rinoplastia fechada o médico não visualiza o seu trabalho, ou seja, faz a cirurgia sem muitos cortes, o que exige uma grande capacidade do profissional.

Vamos te explicar, então, como é feita a técnica da rinoplastia aberta. Veja:

Primeiro, o médico-cirurgião vai fazer pequenos cortes com a ajuda de um bisturi, para que ele possa ter acesso às cartilagens e também aos ossos que dão estrutura ao nariz. Depois disso, ele vai elevar a pele, de modo que ela “descole”.

Dependendo do objetivo da cirurgia, um pedaço do osso e da cartilagem podem ser retirados, assim como podem ser lixados, ou ainda, o médico poderá acrescentar um novo tecido no espaço. Esse tecido pode tanto ser sintético quanto natural, que é quando o médico o remove de outras partes do corpo.

Quando o médico consegue alcançar o resultado esperado pelo paciente, os tecidos que no início foram retirados são restituídos e são feitos os pontos para a finalização da cirurgia. É um procedimento rápido, que dura no máximo 2 horas e não exige muito repouso, apenas o uso de uma tala nasal por cerca de uma semana.

rinoplastia funcionaCuidados depois da cirurgia

Mesmo que a rinoplastia seja um procedimento rápido, ela exige alguns cuidados em seu pós-operatório para que os resultados não sejam comprometidos. Por exemplo, a alimentação não deve ser sólida, pois o ato de mastigar pode causar desconfortos.

Os exercícios físicos devem ser evitados por cerca de 3 meses após o procedimento, assim como evitar exposição ao sol ou ao frio, dormir de lado ou de bruços, usar óculos e manter a cabeça para baixo por muito tempo também são indicados.

De preferência, o paciente deve ficar de repouso por 7 dias e, só após isso, vai poder assoar o nariz. Deve também ser feita uma limpeza da região nasal com soro fisiológico de porcentagem 0,9 e sempre utilizar protetor solar.

rinoplastia funcionaExistem riscos na rinoplastia?

Assim como qualquer procedimento estético e cirúrgico, a rinoplastia não está livre de alguns riscos. Mas se você fizer a cirurgia em uma clínica responsável e com médicos que entendam do assunto, os riscos diminuem drasticamente.

É normal que, depois da cirurgia, surjam alguns hematomas e inchaços. Mas também pode ocorrer do paciente sofrer com infecções, o septo se abrir, ficar com dormência nos dentes, obstruir as vias nasais, ocorrer sangramentos e, pode ainda, acontecer do tecido nasal que foi operado necrosar.

Outro risco que ocorre, porém não com tanta frequência, é da insatisfação do paciente com o resultado obtido depois da cirurgia. Isso pode ser evitado com a escolha de um bom profissional da área.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *