Rinoplastia é um procedimento que tem estado cada vez mais na moda, veja como é feito e como funciona.
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico adotado por pessoas ao redor do mundo que desejam remodelar o seu nariz, seja para deixa-lo menor ou maior. Ela é praticada em todo o mundo, sendo que há centenas de profissionais especializados na área e capacitados para entregar bons resultados.
Ela é indicada principalmente para quem passou por algum acidente e precisa remodelar o nariz, mas também pode ser feita por qualquer indivíduo que não goste do formato do seu nariz. A seguir, descubra tudo sobre o procedimento.
Entenda o que é a rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia plástica que corrige o nariz, possibilitando ao indivíduo que ele tenha um nariz maior ou menor. Além disso, é possível dar projeção à ponta, afinar algumas regiões e também diminuir o osso do nariz. Por mais que nem todas as pessoas conheçam, essa prática é bem antiga, sendo criada no início do século 20. Ao longo dos séculos e até atualmente, a tecnologia avançou muito, permitindo que os especialistas tenham mais conhecimento e façam uso de diferentes técnicas para entregar ao indivíduo o resultado esperado.
Para quem é indicada a rinoplastia?
A rinoplastia é indicada principalmente para pessoas que não gostam do formato de seu nariz. Em muitos casos a rinoplastia é ligada a outros procedimentos, como a correção do septo nasal ou até mesmo a turbinectomia, onde os cornetos nasais são retirados em parte.
Qualquer pessoa a partir de 15 anos está apta a fazer a rinoplastia, se assim desejar.
Como ocorre a rinoplastia?
De forma geral, há duas técnicas usadas na rinoplastia: a aberta e a fechada. O profissional pode escolher qual das duas técnicas irá aplicar no paciente. Na técnica de rinoplastia aberta, o profissional faz uma pequena incisão na base do nariz e na parte interna de cada narina. Já na técnica fechada as incisões são realizadas apenas dentro das narinas.
Ainda que o profissional possa escolher qual técnica usar, há algumas indicações que devem ser seguidas. Por exemplo, quando há a necessidade de fazer muitas alterações na ponta do nariz, a técnica mais indicada é a aberta, mas a fechada ainda pode ser usada. A rinoplastia fechada exige do profissional uma qualificação a mais, já que é realizada sem que o profissional use sua visão. A rinoplastia fechada também apresenta benefícios a mais do que a técnica aberta.
Exames e cuidados antes de fazer a rinoplastia
Antes de qualquer procedimento cirúrgico o paciente precisa passar por uma série de exames, como de sangue, dosagem de sódio, avaliação cardiológica, entre outros. Além desses, na rinoplastia é preciso realizar ainda um raio-x da face e uma nasofibroscopia. Além disso, com o intuito de avaliar a estrutura nasal, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada.
Há poucos cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia. Basta que o paciente fique em jejum por oito horas e não faça uso de anticoagulantes por, no mínimo, sete dias. Pessoas que usam remédios anticoagulantes e mulheres que estão amamentando estão proibidas de fazer a rinoplastia.
Rinoplastia antes e depois
Veja alguns casos de pessoas famosas que fizeram essa cirurgia:
Esperamos que tenham curtido as informações.Procure seu médico se você acredita que deve fazer o procedimento, para que ele possa analisar seu caso. Um outro procedimento muito procurado que já falamos sobre é a gengivoplastia que é bem legal, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!
Muda muito, e pra melhor! Realizei a minha rinoplastia em SP com o Dr. Wagner Montenegro, era o meu sonho, e ele se realizou, estou muito feliz e quero contar para todo mundo!