Quantas calorias tem uma banana?


A banana é parte da dieta do Brasileiro, veja quantas calorias tem uma banana e seus benefícios pro corpo!

A banana é uma fruta muita nutritiva e benéfica para o nosso corpo, mas muitas pessoas à associam ao ganho indesejado de peso, o que é completamente errado. A banana é um alimento saudável, pouco calórico, que pode e deve fazer parte de sua dieta. A banana não possui gordura, por isso você pode consumi-la mesmo estando em dieta, desde que não em excesso.

O açúcar presente na banana acaba virando glicose, fornecendo energia para o corpo todo. Por isso ela é muito usada por atletas antes de suas atividades físicas. Entretanto, essa glicose precisa ser gasta, de modo contrário ela será armazenada e virará gordura, causando o aumento de peso. Veja a seguir quantas calorias têm a banana e como consumi-la corretamente.

Quantas calorias tem uma banana? (Foto: Divulgação)

Veja a quantidade de calorias da banana

As bananas, em geral, possuem de 110 a 150 calorias. Como existem alguns tipos, o valor específico das calorias em cada uma pode variar. As bananas também possuem diversas outras vitaminas e substâncias que as tornam essenciais para o corpo.

A banana não possui colesterol e apenas 1 mg de sódio. Ainda encontramos 23 gramas de carboidrato, fibra alimentar e 12 gramas de açúcar. A banana possui um pouco mais do que 1 grama de proteína, além de ser rica em vitamina A, D, B12, C, B6, cálcio, ferro e magnésio. Tudo isso pode ser encontrado em uma porção de 100 gramas.

Quantas calorias tem uma banana? (Foto: Divulgação)

Benefícios da banana

Por ser riquíssima em vários nutrientes, a banana é uma fruta muito benéfica para o corpo e a saúde. Por ser rica em potássio, a banana é uma grande aliada para baixar a pressão arterial. As fibras presentes em sua composição ajudam a melhorar o trânsito intestinal, acabando com os problemas de constipação. Ela ainda ajuda na digestão.

Ingerir uma banana entre suas refeições contribui para manter os níveis de açúcar equilibrados no sangue. Por conter vitamina B ela também é ótima para o sistema nervoso. O potássio presente na banana também é fundamental para o nosso organismo, contribuindo para normalizar os batimentos cardíacos em momentos de estresse. Para completar, ela aumenta a saciedade e melhora o bom humor, sendo muito indicada para quem quer emagrecer.

Quantas calorias tem uma banana? (Foto: Divulgação)

Conheça os tipos de banana

Todas as bananas possuem valores nutritivos muito parecidos, por isso você pode consumir aquela que preferir ou for de acordo com a situação. A banana-da-terra, por exemplo, é a mais indicada para cozinhar, assar ou até mesmo fritar. Você pode criar várias receitas com ela.

Já a banana prata é mais indicada para o preparo de vitaminas e para o consumo in natura. A banana maçã também é indicada para comer in natura, mas ela também pode ser usada para fazer purês. A banana nanica é mais indicada para bolos, enquanto a banana-ouro pode ser usada para adoçar vitaminas.

Como consumir a banana

Você pode consumir a banana em seus lanches durante a tarde, podendo consumi-la de forma natural, inserindo-a em vitaminas ou comendo com outras frutas. Você também pode consumir com iogurte ou um suco.

Conclusão

Pra quem quer se alimentar bem, sugiro ler sobre a alimentação low carb que é bem interessante

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *