Pitanga – veja os benefícios dessa fruta


A pitanga é uma fruta brasileira rica em vários nutrientes e muito gostosa, podendo ser consumida para beneficiar a saúde em geral. A pitanga possui um sabor mais azedo, entretanto, muitos adoram. Uma fruta pequena, típica da nossa Mata Atlântica, que possui vários nutrientes para favorecer o nosso corpo.

O seu consumo frequente, de forma natural, poderá fornecer vários benefícios. A seguir, conheça os principais deles.

pitangaBenéfica para combater o envelhecimento precoce

A pitanga possui ação antioxidante, pois é rica em vitamina C. Devido a isso, ela combate os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e até mesmo por algumas doenças crônicas como o câncer. Ao combater esses radicais, as chances de você desenvolver a doença diminuem, assim como sua pele se mantém jovem por mais tempo. Os antioxidantes ainda contribuem para um sistema imunológico muito mais forte.

É boa para quem quer emagrecer

A pitanga é uma excelente opção de fruta para quem deseja emagrecer, podendo ser incluída até mesmo em uma dieta low carb. Cerca de 100 gramas de pitanga apresenta somente 10 gramas de carboidratos, sendo ela ideal para esse tipo de dieta.

Além de poder ser consumida in natura, a pitanga pode ser usada para preparar sucos ou até mesmo doces mais saudáveis. Ela também é uma opção não muito calórica, podendo ser usada como substituto de alguma outra fruta que possua mais calorias.

pitangaPossui grandes quantidades de nutrientes

A pitanga é rica em diversas vitaminas e minerais que são essenciais para o nosso corpo e para nossa saúde. Ela é rica em vitamina A, C e em vitaminas do complexo B, além de também possuir cálcio, magnésio, ferro e fosforo em sua composição.

Como você viu anteriormente, a vitamina C contribui para a ação antioxidante, mas ela também é fundamental para uma melhor absorção do ferro pelo nosso organismo. A vitamina A é ideal para quem deseja uma pele e cabelos mais bonitos e hidratados, além de ser a vitamina da visão. Cada vitamina do complexo B possui seus próprios benefícios, atuando até mesmo no sistema cardiovascular e nervoso central.

pitangaTabela nutricional da Pitanga

De forma geral, esses são todos os nutrientes e suas respectivas quantidades encontradas em 100 gramas de pitanga:

– Calorias: 46,7;

– Proteínas: 1,02 gramas;

– Carboidratos: 6,4 gramas;

– Gorduras: 1,9 gramas;

– Vitamina C: 14 mg;

– Vitamina A: 210 mcg;

– Ferro: 0,20 mg;

– Cálcio: 9 mg;

– Fósforo: 11 mg;

– Vitamina B1: 30 mcg;

– Vitamina B2: 60 mcg.

Como consumir a pitanga

A pitanga pode ser consumida in natura, mas também em sucos e doces. É indicado que, ao ingerir in natura, apenas lave bem a fruta. Ela pode ser consumida com casca. Se você preferir preparar o suco, os ingredientes necessários são:

– 1 colher de chá de mel;

– ½ xícara de pitangas;

– 100 ml de água gelada.

Lave bem as pitangas e retire os seus talos. Leve ao liquidificador com a água. Bata até a semente soltar da polpa, depois coe, adicione o mel e sirva.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem ser deixadas nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *