Ovo e COLESTEROL Alto: o que é mito e o que é verdade?


Muita gente tem duvida sobre o consumo do ovo e colesterol alto, mas o que será verdade e o que é mito? Desvendamos o mistério!

No mundo atual, o ovo tem feito muito sucesso nas dietas, principalmente entre pessoas que fazem a famosa dieta do ovo. Mas volta e meia alguns estudos se contradizem e existe uma certa “lenda ” de que o consumo em exagero do ovo e colesterol alto. Afinal, o que é verdade e o que é mito? Acompanhe a seguir e mate sua curiosidade.

Ovo e COLESTEROL Alto – existe relação?

Durante décadas acreditou-se que comer ovo aumentava o LDL (colesterol ruim) e a recomendação era para que o consumo não ultrapassasse os 2 ovos por semana, uma vez que a gema é rica em colesterol, com cerca de 200 mg.

ovo e colesterol alto

Porém, atualmente, os médicos e os nutricionistas já admitem o consumo de 4 ovos por semana. Se for cozido, a maioria das pessoas pode até comer 1 ovo por dia, sem prejuízos para o colesterolOs estudos científicos verificaram que as doenças cardiovasculares estão mais associadas a fatores hereditários e ao consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (laticínios, carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados…) do que com os níveis de colesterol dos ovos.

Ovo aumenta o colesterol?

Sim. O cardiologista Fernando Costa, diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), afirma que o ovo de galinha possui 150 mg de LDL (colesterol ruim), sendo quase o total do recomendado para um dia (200 mg). A área com maior quantidade de colesterol é a gema, pois é onde seria formado o embrião. Para pessoas que já têm níveis elevados de colesterol, o cardiologista afirma que o consumo de ovos não é proibido, mas deve ser evitado.

Mas porque os ovos contêm grandes quantidades de colesterol, acreditava-se que eles podiam causar doenças cardíacas

No entanto, estudos realmente mostram que o colesterol na dieta não está relacionado com o aumento do colesterol ruim no sangue. Os ovos aumentam o HDL (o bom colesterol) e não estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca

Benefícios do ovo

veja o que os ovos podem fazer pelo seu corpo:

  1. Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
  2. Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
  3. Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
  4. Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
  5. Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
  6. Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
  7. Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
  8. Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar o colesterol

ovos

Quem tem problemas com colesterol ou quer se prevenir pode dar preferência aos alimentos com fibras. “Aumentar o consumo de fibras é fundamental para reduzir o colesterol ruim do sangue. Essa substância está presente em frutas, vegetais, legumes e alimentos integrais”, afirma a médica. Praticar atividades físicas regularmente também é uma excelente medida para impedir o aumento do colesterol, além de produzir benefícios para o corpo em outros aspectos.

Os peixes, ricos em ômega 3, assim como aveia, soja, noz, castanha, vinho e óleos extraídos de vegetais, também ajudam a controlar o índice de colesterol, desde que consumidos com moderação. O consumo de fitoesteróis, seja na alimentação ou por meio de suplementos, também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Vídeo falando sobre ovo e colesterol

No vídeo abaixo você pode ver mais informações de um médico, o Dr Lucas:

Já falamos aqui também sobre a dieta da agua japonesa que é bem interessante.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Fontes do artigo: Cuidados pela vidaminha saudeDr juliano pimentel

 

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *