Saude

O que é massagem corporal? Veja benefícios e mais!




A massagem corporal tem como característica a aplicação de movimentos, exercendo uma força ou uma vibração sobre o corpo, em determinadas regiões específicas, como músculos, articulações, tendões, ligamentos e tecidos conectivos.

Em todos os locais do país existe uma clínica dedicada às mais diversas massagens existentes (shiatsu, clássica, modeladora, tailandesa, relaxante, reflexologia). Você pode encontrar diversas clínicas de massoterapia no Rio de Janeiro, por exemplo, oferecendo diversos recursos.

A massagem corporal pode ter diferentes objetivos: melhorar a circulação, diminuir determinadas dores, estimular a elasticidade da pele, promover maior flexibilidade, relaxar, prevenir lesões e muito mais.

Se você ficou interessado (a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre massagem corporal e os seus benefícios!

Benefícios da massagem corporal

De modo geral, podemos afirmar que massagem é, basicamente, a melhor opção para resolver problemas de dores musculares.

No entanto, os benefícios que este tipo de técnica oferece vão muito além de questões físicas, levando em consideração envolver, também, questões psicológicas, como a diminuição da ansiedade, insônia, depressão, crise do pânico, estresse, entre outros.

Esse benefício, em relação ao lado das emoções, ocorre devido a liberação e o aumento da produção de oxitocina, hormônio que está diretamente relacionado à sensação de prazer e de bem-estar.

Outro ponto a ser destacado é a possibilidade de utilizar a massagem para questões estéticas, por meio de massagem redutora e massagem modeladora, por exemplo.

Conheça alguma das massagens corporais e suas particularidades

massagem corporal

Agora vamos citar 5 diferentes tipos de massagens corporais para você entender sobre as grandes possibilidades oferecidas pelas massagens. Veja:

1- Massagem desportiva

Indicada para pessoas que estão habituadas a praticar esportes ou atividades físicas, podendo ser feita tanto no pré-treino quanto no pós-treino.

Não é necessariamente só para atletas, as pessoas que treinam pesado  também devem fazer a massagem desportiva para aliviar as dores e tensões musculares, para prevenir contra lesões, melhorar o rendimento do treino e muito mais.

2- Reflexologia

A reflexologia é ideal para aquelas pessoas que procuram relaxar ou restaurar seus níveis naturais de energia.

Além disso, é uma técnica adequada para quem não se sente muito confortável em ser tocado no corpo todo, haja vista esse tipo de massagem usar uma pressão, de suave a firme, somente em pontos dos pés, das mãos e das orelhas.

Em geral, uma massagem de reflexologia pode durar em torno de 30 a 60 minutos.

3- Massagem pré-natal

A massagem pré-natal é uma forma segura das mulheres grávidas reduzirem as dores, o estresse e a tensão muscular durante a gestação.

Esse tipo de massagem pode ser aplicado em qualquer momento da gestação, mas, no primeiro trimestre de gravidez é preciso cuidado redobrado, levando em consideração que as chances de ocorrer um  aborto espontâneo é maior nesse período.

É fundamental que a clínica ofereça todas as condições ideais para garantir a saúde da mãe e do bebê.

4- Massagem modeladora

O principal objetivo da massagem modeladora é modelar o corpo por meio da redução da circunferência e da ativação da corrente sanguínea.

É ideal para aquelas pessoas que desejam reduzir medidas e melhorar o aspecto de celulites.

A massagem modeladora é feita utilizando-se movimentos firmes e rápidos, exercendo bastante pressão nas manobras.

Para que os resultados sejam satisfatórios, é recomendável de duas a três vezes por semana, dando pelo menos um dia de intervalo entre as sessões.

5- Massagem drenante

O objetivo da massagem drenante, como o próprio nome já diz, é drenar o organismo por meio de movimentos que ajudam a diminuir o inchaço e eliminar a retenção de líquido.

É ideal para aquelas pessoas que desejam ter um melhor relaxamento muscular, além de diminuir a flacidez da pele.

Durante a massagem são usados alguns cremes específicos, com ativos, que ajudam na eliminação de toxinas e drenagem.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre as massagens corporais, está na hora de escolher aquela que mais se adequa a suas necessidades e marcar a sua primeira massagem.

Afinal de contas, as massagens podem trazer diversos benefícios, possibilitando bem-estar e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.