Kefir de leite: O que é? Como fazer?


Você já ouviu falar no Kefir de Leite? São grãos brancos que possui uma aparência muito parecida a de uma couve-flor. O kefir é formado a partir da fermentação de leite, e os micro-organismos formam os grãos mencionados. Ele vem se tornando popular aos poucos, mas sua produção aqui no Brasil ainda é pequena. É conhecido por muitos aqui como um tipo de iogurte.

O aumento de seu consumo está ligado principalmente às suas características funcionais, que o tornam benéfico para a saúde. Os grãos possuem bactérias benéficas que podem contribuir para nossa saúde. Os grãos possuem micro-organismos que variam de acordo com sua região de origem e vários outros fatores.

Kefir de leite: o que é? como fazer? (Foto: Divulgação)

Kefir de Leite

Para preparar o kefir você pode usar leite de vaca, cabra ou ovelha. As bactérias dos grãos são responsáveis por metabolizar o açúcar do leite, reduzindo assim substâncias como a caseína e a albumina. Além disso, os grãos modificar os sais de cálcio, tornando sua absorção mais fácil para o organismo.

Como mencionamos, ao ser fermentado ele se assemelha ao iogurte, mas sua tabela nutricional é muito mais rica, além de conter menos lactose.

Kefir de leite: o que é? como fazer? (Foto: Divulgação)

Como obter os grãos e o material

Para dar início ao seu kefir você precisará dos grãos. Você os consegue através de doação em grupos na internet. Obtendo os grãos, você irá cultivá-los e eles irão crescer e se reproduzir. Você deve usar leite integral de boa qualidade para realizar a sintetização.

Depois de obter os grãos e o leite ideal, você precisará ter um recipiente de vidro, um pano no estilo de gaze, uma peneira e outro recipiente para armazenar o leite fermentado.

Kefir de leite: o que é? como fazer? (Foto: Divulgação)

Passo a passo para preparar o Kefir de leite

Você deve colocar o leite no recipiente de vidro e depois adicionar de 2 a 4 colheres de sopa dos grãos, para cada litro de leite usado. Agora você deve cobrir o recipiente com o pano no estilo gaze e prender com um elástico. Deixe fermentando entre 24 e 48 horas em uma temperatura ambiente e em um local longe da luz.

Depois da fermentação você deve coar os grãos e armazenar o líquido fermentado em um recipiente tampado. Agora os grãos devem ser colocados em um recipiente limpo com leite e você deve refazer o processo. Depois você deve armazenar o leite de kefir em um recipiente tampado, dentro da geladeira.

Kefir de leite: o que é? como fazer? (Foto: Divulgação)

Informações sobre o Kefir de Leite

Na hora de armazenar e aguardar a fermentação, é importante destacar algumas informações importantes. Por exemplo, quanto maior for a temperatura ambiente, mais rápido acontecerá a fermentação. Além disso, quanto mais tempo durar a fermentação, mais ácido ficará o seu leite.

Você deve testar e ver qual resultado ficará melhor de acordo com o seu gosto. É possível que você não acerte de primeira, mas não desista. Uma hora você saberá o tempo necessário de fermentação de acordo com a temperatura ambiente, para que o kefir de leite fique de acordo com o seu paladar.

Pra quem curte malhar e queimar gorduras, sugiro a leitura sobre o lipo 6 que é bem legal.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *