Conheça tudo sobre o famoso iogurte grego e como ele pode ajudar seu corpo!
O iogurte grego faz muito sucesso nos mercados brasileiros, sendo comercializado através de várias marcas. Há centenas de mitos ao redor do produto, muitos dos quais falam que ele não é saudável, que é calórico e que não deve ser consumido por quem deseja emagrecer.
São várias marcas que fabricam e comercializam o alimento e, ao contrário do que muitos dizem por aí, não é apenas uma receita. Cada marca utiliza diferentes quantidades de açúcar, proteína e demais ingredientes, para dar sabores e benefícios diversos. Sendo assim, é correto afirmar que nem todas as versões encontradas no supermercado são nutritivas, mas há sim aqueles que podem ser consumidos por quem está de dieta. Saiba mais sobre o iogurte grego a seguir.
Qual a diferença entre o iogurte grego e o iogurte normal?
Uma das principais diferenças entre o iogurte grego e o normal é a textura mais firme e cremosa do grego, o que entrega um produto de melhor qualidade para o consumidor. O processo de fabricação do produto, que varia muito de uma empresa para outra, engloba quantidades de açúcar, proteínas e outras substâncias que definem como será o resultado final do produto.
Também há outra diferença, como a remoção do soro do leite. Quando isso acontece, o iogurte grego acaba possuindo uma menor quantidade de açúcar, carboidratos e proteína. Sendo assim, dependendo de sua composição, ele pode ser nutritivo e saudável.
Principais mitos sobre o iogurte grego
Há diversos mitos sobre o iogurte grego, mas um dos principais é que todos eles são feitos da mesma forma. Durante o processo de fabricação, algumas empresas adicionam agentes de espessamento ou ainda ingredientes para o reforço de proteínas, com o intuito de obter um alto teor de proteína e uma textura mais fica. Portanto, nem todas as empresas fabricam o produto da forma tradicional indicada.
Outro mito sobre o iogurte grego é de ele possui um alto teor de proteína. Na maioria das propagandas do produto pode-se ver a marca afirmando que ele é muito mais proteico do que o iogurte natural, mas são apenas alguns que possuem uma boa quantidade de proteínas. Muitos também alegam que o iogurte grego com sabor é tão saudável quanto a versão mais simples: isso é mito. Se você não quer ingerir muitas calorias, opte sempre pela versão mais simples, pois a com sabor possui mais açúcares.
Benefícios do iogurte grego
O iogurte grego possui alguns benefícios que são importantes destacar. Por exemplo, ele é livre de sódio, uma substância muitas vezes relacionado com o inchaço e acúmulo de líquido no corpo.
Ele também é rico em vitamina D e vitaminas do complexo B, além de possuir cálcio e ácidos graxos. Ele possui um baixo nível de lactose, podendo ser consumido por grande parte das pessoas. Lembre-se, é claro, de que esses benefícios são associados principalmente à versão simples do iogurte grego.
Você ainda pode fazer uma versão de iogurte grego na sua casa, usando poucos ingredientes e gastando pouco.
Os iogurtes gregos vendidos em supermercados de forma industrializada são muito diferentes do iogurte grego original que é feito em casa e que tive o privilégio de aprender com o meu pai. Chamado no mundo oriental de coalhada seca, é bem simples de fazer em casa e muito melhor e mais saudável do que esses comprados. Basta fazer o iogurte e drenar o soro num coador de café.