Cerveja faz mal mesmo? Descubra a Verdade!


Cerveja faz mal mesmo ou é boato? Confira tudo sobre ela e se faz mal mesmo ou é mito!

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais conhecidas no mundo inteiro, sendo muito apreciada principalmente aqui em nosso país. O preparo dessa bebida engloba a fermentação de várias substâncias que dão origem a sabores diferentes, por isso existem várias marcas e versões de cerveja por aí.

Consumir a cerveja em excesso pode causar vários efeitos colaterais para o corpo e para a saúde, mas será que a cerveja faz mal? Quais efeitos ela traz para o corpo? A seguir você irá descobrir o que a cerveja pode causar sendo consumida moderadamente e de forma exagerada. Continue lendo para saber mais!

Cerveja faz mal

Cerveja faz mal mesmo? Descubra! (Foto: Divulgação)

Consumo moderado de cerveja e seus efeitos

É estranho, mas é possível encontrar benefícios relacionados à cerveja quando a olhamos pelo ponto de vista nutricional. A cerveja é rica em vitaminas do complexo B, além de conter vários minerais como o selênio e alguns compostos antioxidantes. Ela também possui efeito diurético e baixo teor alcoólico.

Esse baixo teor alcoólico aliado aos seus componentes antioxidantes fazem com que a cerveja ajude a diminuir o risco de doenças coronarianas. Ainda, se consumida de forma moderada, a cerveja contribui na manutenção dos níveis de gordura no organismo. Os compostos fenólicos presentes na bebida também podem ajudar a prevenir o surgimento de doenças como câncer, doenças do coração e inflamações.

Cerveja faz mal

Cerveja faz mal mesmo? Descubra! (Foto: Divulgação)

Cerveja faz mal mesmo então?

Ainda que benéfica se for consumida em pequenas quantidades, a cerveja pode causar muitos prejuízos para aqueles que excederem a dose. Grande parte das calorias presentes na cerveja são de açúcares, por isso o seu consumo em excesso ajuda a aumentar o peso. Outro fato importante é que na maioria dos casos o consumo de cerveja é associado ao consumo de alimentos calóricos, como batatas fritas e petiscos, o que também aumenta ainda mais o peso.


Por conter efeito diurético, o consumo de cerveja aumenta a necessidade de ir ao banheiro, o que faz com que alguns nutrientes como vitaminas e minerais sejam excretados com a urina. Dessa forma o organismo não consegue absorver esses nutrientes e usufruir dos seus benefícios. Estudos ainda mostram que a cerveja pode aumentar as triglicérides e assim causar doenças do coração.

Cerveja faz mal

Cerveja faz mal mesmo? Descubra! (Foto: Divulgação)

Como consumir corretamente cerveja

A melhor forma de usufruir dos benefícios da cerveja e passar longe dos seus malefícios é consumir a bebida apenas de vez em quando e em pequenas quantidades. Consuma apenas um dia na semana, de preferência no sábado ou domingo. Não passe de mais de uma garrafa.

Se mesmo assim achar que uma garrafa é demais e notar que está indo muito ao banheiro, diminua a quantidade na próxima vez. Isso irá permitir que o seu organismo absorva os nutrientes e use-os da forma correta, antes que sejam eliminados através da urina.

Cerveja faz mal

Cerveja faz mal mesmo? Descubra! (Foto: Divulgação)

Valores nutricionais da cerveja

Como existem vários tipos de cerveja por aí, a quantidade consumida também pode variar da sua tabela nutricional. É válido fazer uma leitura antes de efetuar sua compra no supermercado, assim você ficará ciente dos nutrientes que há em sua composição.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *