Saude

Gripe H3N2: sintomas, como se proteger e muito mais!




Veja tudo sobre a nova Gripe H3N2: sintomas, como ela acontece e muito mais.

Como se ja não bastasse a epidemia de coronavirus (covid19) que viemos enfrentando nos últimos 2 anos, o Brasil tem sido surpreendido por um surto da gripe H3N2, que tem afetado muita gente e até ja fez obitos em alguns locais. No artigo de hoje voce vai conhecer os sintomas e como ela pode nos atacar

Gripe H3N2 – do que se trata?

De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

Gripe H3N2 sintomas

O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.

Quais os sintomas da Gripe H3N2

Os sintomas mais comuns são:

  • picos de febre,
  • dor de garganta,
  • tosse,
  • secreção nasal excessiva,
  • dor de cabeça e no corpo
  • Mal estar intenso. Vomito e diarreira tambem podem acontecer.

O vírus H3N2 é mais frequente em idosos e crianças. E é justamente por isso que esses públicos são considerados prioritários na campanha de vacinação contra gripe. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.

Como se proteger?

Podemos dizer que nos dias de hoje a vacina contra Influenza é a melhor maneira de se prevenir. Essa vacina é recomendada para todas as pessoas com 6 meses ou mais, inclusive crianças maiores e adolescentes, sendo indicada tanto a vacina inativada trivalente quanto a tetravalente. Além disso, os profissionais de saúde também devem receber a vacina anual contra Influenza, a fim de prevenir a doença e reduzir os cuidados de saúde relacionados com a infecção pelo vírus.

Todos os anos o vírus da Influenza sofre pequenas mutações. Apesar da vacina da gripe atualmente disponível no Brasil ainda não contemplar o subtipo H3N2 em sua fórmula, ela ajuda a evitar a doença. A expectativa é que uma versão do imunizante que ajude a proteger especificamente contra a cepa atual esteja disponível no Brasil em 2022.

É importante estar com a saude em dia tambem, tomar sol, comer verduras, diminuir consumo de alcool e nao fumar. Praticar exercícios tambem é uma otima pedida.

Qual o tratamento para a gripe h3n2 ?

O tratamento mais apropriado é: boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, sempre prescrito pelo médico.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado de saber como ocorre a gripe H3N2, seus sintomas e muito mais

Por fim, já falamos aqui tambem sobre a flurona, uma doença que combina o covid e a gripe, leia e entenda.

Sugestões de novos artigos deixe nos comentários!

Referencias – Saude.gov.brSanarmed – 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.