Distensão Abdominal: como ocorre e como tratar?


A distensão abdominal é um problema mais comum do que você pensa e qualquer pessoa pode ser atingido com esse problema, afinal ele possui várias causas. Entretanto, uma das principais causas da distensão abdominal são os gases, que geralmente surgem devido ao consumo de determinados alimentos/bebidas ou pela má digestão.

Além dos gases, há diversos outros fatores que podem acabar gerando uma distensão abdominal, como até mesmo uma gravidez ou a menstruação. A principal forma de diagnosticar a distensão abdominal é por meio de dores no local. A seguir, veja as principais causas e os tratamentos indicados.

Distensão Abdominal como ocorre e como tratar Distensão Abdominal causada por gases

Esse é o tipo mais comum. Os gases surgem durante a digestão de alguns alimentos e bebidas, e em alguns casos, não há como evita-los. Há maiores chances do surgimento de gases após o consumo de carboidratos (principalmente aqueles que possuem um alto índice glicêmico), doces e carne de porco. Bebidas como refrigerantes, cerveja e até mesmo o leite também podem causar gases.

O principal tratamento para evitar a distensão abdominal por gases, é tentar diminuir o consumo dos alimentos/bebidas que causam o problema. Além disso, mastigar mais devagar e evitar falar na hora de comer, também podem ajudar.

Distensão Abdominal como ocorre e como tratar Distensão abdominal causada por menstruação e gravidez

Um dos principais sintomas da menstruação é a distensão do abdômen e isso pode acontecer durante o período ou até mesmo antes. Esse inchaço é causado principalmente pela retenção de líquidos, algo que também acontece bastante durante a menstruação. Essa distensão só vai embora com a menstruação, mas há alguns meios de manda-la embora, como com chás diuréticos.

Além disso, a distensão do abdômen também pode significar uma gravidez. Se esse for o caso, não há um tratamento, pois é algo normal da gestação.

Distensão Abdominal como ocorre e como tratar Distensão abdominal causada por apendicite

A apendicite é um problema mais sério, mas também possui como sintoma a distensão do abdômen que geralmente vem acompanhada de vômitos e dor no lado direito do abdômen. O tratamento para apendicite é uma cirurgia que deve ser feita com bastante urgência logo após a identificação dos sintomas.

Distensão abdominal causada por uma síndrome

A distensão também pode estar sendo causada pela Síndrome do Intestino Irritável, que além de causar a distensão, pode gerar outros sintomas como diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, gases, cólicas, entre outros.

O tratamento depende da principal causa da síndrome. Se for os gases, é preciso seguir as mesmas recomendações já dadas. É preciso ainda evitar comidas gordurosas e bebidas com cafeína, além de ficar longe de álcool. As refeições devem conter bastante fibras e devem ser feitas em frações.

Outras causas da distensão abdominal

A distensão abdominal também pode estar sendo causada por vermes, mas é preciso analisar a presença de outros sintomas: vômitos, fraqueza, emagrecimento, náuseas, falta ou excesso de apetite, entre outros. O tratamento é feito com medicamentos vermífugos que devem ser recomendados pelo médico.

A prisão de ventre também pode causar a distensão abdominal e o tratamento consiste em beber bastante água e ingerir a quantidade necessária de fibras diariamente.

Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que procurem o médico se sentirem qualquer um desses sintomas, ok?

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *