Saude

Dicas de Saúde para idosos

Chegou na terceira idade e quer mais qualidade de vida? Conheça as melhores dicas de saúde para idosos!

O modo como vivemos nossa vida hoje, vai refletir na qualidade de vida que teremos ao longo da terceira idade. Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com o vigor, energia e doenças que teremos ou não quando chegarmos na velhice. Mas além da alimentação, todo o estilo de vida possui forte influência sobre a nossa saúde física e mental ao longo dos anos.

dicas de saúde para idososUma das medidas para mudar nossos hábitos durante a terceira idade, são os exames de rotina. É essencial que façamos exames pelo menos uma vez ao ano, como glicemia, hemograma, triglicerídeos, colesterol total e também o exame de urina. Eles serão muito importantes para que possamos ver se nosso organismo está em ordem. Esse check-up anual é muito importante, principalmente depois que passamos dos 40 anos, pois é nessa faixa etária em que os riscos de desenvolver doenças assintomáticas são maiores.

Segundo o IBGE, cerca de 13% da população brasileira é formada por idosos, isso é, pessoas acima dos 60 anos. Ainda segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2060 a expectativa de vida do brasileiro deve saltar dos atuais 75 anos para os 81 anos de vida. E para isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde antes e durante a chamada melhor idade.

dicas de saúde para idososQual a receita para envelhecer com saúde?

Pratique atividades físicas: Os exercícios não são essenciais apenas para funções estéticas, eles proporcionam mais saúde para qualquer pessoa que os pratique. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades físicas podem ajudar na prevenção de doenças como a osteoporose e problemas cardíacos, muito comuns durante a terceira idade. Além disso, os exercícios aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela melhora do humor, prevenindo a depressão.

Exercite seu cérebro: Ler um bom livro nos ajuda a relaxar e estimula o raciocínio, além de manter nosso cérebro sempre ativo. Exercícios que fazem o cérebro trabalhar, como a leitura, videogames e jogos de raciocínio ajudam na prevenção da perda de memória.

Durma bem: Você pode não saber, mas dormir menos do que você necessita pode envelhecer o seu cérebro. Essa prática nada saudável acelera a velocidade do declínio cognitivo e afeta o raciocínio, além de atrapalhar na concentração durante as tarefas diárias e no funcionamento correto do metabolismo, aumentando as chances de você engordar. Tente dormir, no mínimo, 8 horas por noite.

Beba muita água: A água ajuda o nosso corpo a desempenhar papéis muito importantes, como o transporte de células, regular a temperatura corporal, atuar nos processos fisiológicos como a digestão, absorção e secreção, além de proteger o organismo de infecções e auxiliar na eliminação de toxinas através da urina. São recomendados, no mínimo, 2 litros de água todos os dias.

Não consuma bebidas alcoólicas ou cigarros: O álcool é responsável por diminuir a quantidade de vitamina A presente no nosso organismo, o que pode gerar rugas e linhas de expressão. O cigarro, por sua vez, diminui o fluxo de sangue e afeta a oxigenação dos tecidos da pele. Ambos causam danos nas células saudáveis e aumentam o risco de doenças como o diabetes, hipertensão e problemas neurológicos.

dicas de saúde para idosos

E depois dos 60, quais cuidados devo tomar?

Se você tomou todos esses cuidados acima durante a sua vida, com certeza chegou aos 60 anos com muita saúde. Porém, não pare de se cuidar tanto fisicamente quanto mentalmente. Veja algumas dicas para que você continue com uma vida saudável e ativa na melhor fase da vida.

Primeiro, é essencial que você veja a velhice e a maturidade como processos positivos e naturais da vida, fazendo de cada fase a melhor que você já viveu. Procure manter um relacionamento agradável com seus amigos, familiares e colegas. Descobrir novas atividades ou continuar trabalhando podem ajudar você a se sentir integrado, além de evitar o tédio e a baixa autoestima.

dicas de saúde para idososContinue praticando atividades físicas, esse hábito ajuda a reduzir o declínio funcional e a perda de massa óssea. Além disso, os exercícios podem ajudá-lo na prevenção de quedas. Se você estiver aposentado, não fique sem atividades, procure algum hobby que você goste ou realize algum sonho antigo que até hoje não teve tempo de realizar. Descubra novos gostos, conheça novos lugares e novas pessoas.

Fique atento à sua alimentação, mantenha suas consultas médicas em dia, exponha-se ao sol de maneira adequada, cuide da sua saúde bucal e faça exercícios com frequência, esses cuidados farão com que você mantenha uma ótima condição de saúde não só na terceira idade, mas em todas as fases da sua vida.

Já falamos aqui em outros artigos sobre o viagra, que pode ser excelente para os idosos!

Sugestões e dicas de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *