Ouvido Entupido: veja como resolver


Você está sofrendo de ouvido entupido? Então saiba que há alguns métodos para tratar o problema em casa. Entenda melhor as causas do problema e como resolve-lo.

O ouvido entupido é uma situação bem desagradável. As pessoas que sofrem com esse problema escutam os sons abafados e não conseguem compreender a fala dos outros. Em alguns casos, chegam a perder a audição por horas ou até mesmo dias.

Causas de ouvido entupido

Entre as principais causas de ouvido entupido, vale destacar o acúmulo de cera. A audição fica abafada porque há uma quantidade além do normal de cera dentro da orelha. Essa condição, quando não tratada, pode durar meses ou até anos.

O ouvido entupido também pode ser uma consequência do catarro tubarico. Esse problema se manifesta quando há um excesso de catarro acumulado na trompa de Eustáquio.

A congestão leva, facilmente, a uma inflamação, que se manifesta não só através do ouvido entupido, mas também com zumbidos e tonturas.

Quando uma pessoa tem o costume de mergulhar na piscina, mar ou rio, ela pode sofrer com um acúmulo de água nas orelhas. O problema, também como otite externa, é responsável pela sensação de ouvido entupido.

Outras causas também estão associadas ao ouvido entupido, como é o caso da dor de garganta, do resfriado e da tosse seca. O excesso de ruídos por muito tempo também pode tapar os ouvidos e, a longo prazo, resultar na perda da audição.

Sintomas de ouvido entupido

Quando o ouvido entope, é comum sentir alguns sintomas específicos, que vão além da audição abafada. O problema aparece acompanhado de dor leve ou intensa no ouvido e pulsação do coração na orelha.

No caso do entupimento do ouvido estar relacionado a uma infecção, o paciente pode apresentar inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço.

O que fazer em caso de ouvido entupido?

O seu ouvido está entupido e você não sabe como resolver o problema? Veja a seguir algumas dicas de tratamentos caseiros:

Solução amaciadora de cera

A primeira sugestão é preparar uma solução caseira capaz de amaciar a cera acumulada no ouvido. Para isso, misture algumas gotas de glicerina, óleo para bebê, água morna e peróxido de hidrogênio. É importante que a água esteja morninha e não quente, caso contrário, a solução pode machucar o ouvido.

Deite de lado na cama e peça para alguém pingar a solução no seu ouvido, com a ajuda de um conta-gotas. Permaneça na mesma posição por 15 minutos. Após esse período, drene o ouvido numa tigela.

Em caso de congestão

Quando o ouvido entupido é resultado de um acúmulo de catarro na trompa de Eustáquio, a solução deve ser outra. Concentre-se em tratar o resfriado ou a gripe que está causando a congestão, pois assim a sensação de ouvido tapado desaparecerá rapidamente.

Também é interessante apostar em formas de estalar os ouvidos, como chupar balas, respirar profundamente, bocejar e mastigar chiclete.Já explicamos em outro artigo, como desentupir o nariz, sugiro a leitura do artigo.

Caso o problema de ouvido entupido persista, procure um médico. Somente um profissional especializado tem condições de orientar sobre o melhor tratamento.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet

Sugestões e duvidas deixem nos comentários!

Recomendados para você:


2 comments

  1. Wendson lemes leoncio

    Olá
    Eu tive um gripe é gerou muito cataro, meu nariz entopido, eu fui tentar tipo pressionando força no nariz e de porca no meu ouvido e fez barulho como se tivesse saindo pressão tipo ar..aí eu pichação e durava meu nariz e depois disso meu ouvido ficou tipo abafado um poico.

    Isso se resolve e de qual forma e estou preocupo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *