Granola: engorda ou emagrece?


Granola possui uma grande variedade de nutrientes e como qualquer outro alimento, pode causar efeito indesejado se consumido em excesso. Veja como incluir a granola na dieta para emagrecer!

A granola é composta por uma mistura de grãos torrados e frutas como aveia, arroz, milho, castanha, banana e uvas passa. Os ingredientes são misturados com açúcar mascavo e mel e faz com que o valor calórico da granola seja considerado alto. Vamos te cintar sobre os efeitos, benefícios e até onde comprar granola mais barato.

granola engorda ou emagrece

Inclua granola na dieta, mas sempre com moderação. (Foto: Divulgação)

Mas os benefícios do alimento se sobressaem, o consumo regular auxilia o bom funcionamento do intestino, promove o rejuvenescimento da pele e fornece energia para o corpo.

Granola ajuda a emagrecer?

Ao consumir a granola, uma série de nutrientes é enviada ao organismo, entre eles a fibra. A concentração dessa substância no corpo prolonga a saciedade do indivíduo e previne a sensação de fome logo após as refeições.

Além disso, ela possui minerais como o zinco e o selênio, ricos em antioxidantes e responsáveis pela desintoxicação do organismo. Eles ativam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura durante exercícios físicos.

O emagrecimento através do consumo da granola acontece somente se o alimento for combinado a uma dieta saudável. O ideal é complementar o café da manhã com uma porção de 20g de granola, já para atletas e praticantes de musculação, o consumo pode ser de 40g por dia.

Vale lembrar que a fibra apesar de extremamente benéfica, necessita de muito líquido para exercer sua função no intestino. Portanto, ao incluir a granola na dieta é preciso tomar no mínimo dois litros da água por dia.

Onde comprar Granola?

Uma loja com preços legais é a Amazon:


Granola pode engordar?

granola engorda ou emagrece

Se você deseja perder peso, opte pela granola light. (Foto: Divulgação)

Existem vários tipos de granola no mercado atualmente, ler a tabela nutricional e comparar o valor calórico entre as marcas é importante. Optar pela granola light não basta, é preciso sempre equilibrar o consumo diário e ingerir somente a quantidade indicada pelos nutricionistas.Algumas delas por exemplo podem conter gluten, que muita gente tem alergia/intolerância.

A granola possui em média 140kcal a cada 40g (1/2 xícara), valor alto para quem deseja perder peso. O consumo deve ser proporcional à dieta e apenas complementar a falta de determinados nutrientes. Para não correr o risco de obter o efeito negativo da granola no organismo é fundamental alimentar-se bem, praticar exercícios físicos regularmente e não exagerar no consumo dos cereais.

Benefícios da granola

Afasta o cansaço

Além da fibra alimentar, ela contém vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco. Os nutrientes liberam doses de energia e são essenciais para manter o bem estar e prevenir o cansaço.

Melhora a pele

As propriedades antioxidantes levadas ao organismo através da granola contribuem com a saúde da pele, rejuvenesce as células e promove a respiração dos poros, podendo evitar inclusive os cravos e espinhas.

Preserva a saúde cardiovascular

A granola também ajuda a manter a saúde da cardiovascular, as vitaminas B6 e B12 diminui os riscos de doenças e colaboram para que placas de gordura não sejam formadas em artérias. A vitamina B1 age contra a amnésia e a fraqueza muscular.

Previne má formação do feto

 O ácido fólico (B9) presente nesse alimento, é muito recomendado nas dietas de gestantes, isso porque a vitamina previne a má formação do feto. Além disso, ela tem papel importante no sistema imunológico e atua contra diversas doenças.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também se a batata doce engorda, sugiro a leitura do artigo!