Ginástica laboral: benefícios, como fazer e mais!


Entenda o que é ginástica laboral, quais benefícios, quais exercícios são praticados e as vantagens que eles tem! Não perca tempo e saiba mais!

As empresas de hoje em dia, estão cada vez mais preocupadas com a saúde dos funcionários, uma vez que se reconhece cada vez mais que um ambiente estressante pode prejudicar a produtividade. Por isso, muitas delas estão adotando a ginástica laboral, como forma de desestressar as pessoas e promover um ambiente mais integrado e com saúde. O artigo de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre a ginástica laboral e mostrar o porque ela é tão importante no dia a dia da vida profissional, veja à seguir todos os benefícios que ela promove.

ginastica laboral

 

O que é a ginástica laboral?

Atualmente sabemos da grande carga horária de trabalho que devemos cumprir, às vezes passamos mais tempo no trabalho quem em casa ou descansando, isso causa grande cansaço e desgaste do corpo. Muitas pessoas passam o dia sentadas ou em pé, fazendo o mesmo movimento repetido por horas, que traz consigo muitas dores musculares ou mesmo doenças ao longo do tempo, e também a conhecida L.E.R (lesão do esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Como forma de amenizar problemas futuros aos funcionários, as empresas tem implantado no expediente a ginástica laboral, que é uma prática já antiga originada na Polônia. Dessa forma, durante o expediente, um treinador físico profissional da área vai aos setores e durante um tempo, de 10 a 15 minutos geralmente, pratica e ajuda os funcionários a fazerem os exercícios adequados de acordo com suas funções e esforços. Os exercícios são de alongamento, respiração, movimentos dos músculos e articulações, exercícios sempre de baixa intensidade que não causem muito esforço nem sudorese.

Benefícios da ginástica laboral

ginastica laboral beneficios


A ginástica laboral proporciona benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Para o trabalhador, além de prevenir as lesões por esforços repetitivos (LER) ou os chamados distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social.    Entre os físicos estão o aumento da circulação sanguínea na estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos, tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático. Melhora ainda a postura, a mobilidade e a flexibilidade do músculo articular, diminui a tensão muscular desnecessária e o esforço na execução das tarefas diárias, facilita a adaptação ao posto de trabalho e melhora a condição do estado de saúde geral. Proporciona ainda produtividade com menor desgaste físico e reduz da sensação de fadiga no final da jornada.

Os principais benefícios da ginástica laboral são: favorece o combate e a precaução de doenças de relacionadas ao trabalho, melhora os níveis de ansiedade, depressão e sedentarismo, trabalham a reeducação da postura, alivia o estresse, reduz os afastamentos médicos dos funcionários, melhoram a integração social na empresa, contribui para a auto estima, previnem doenças de esforço repetitivos e traumas cumulativos, dá mais disposição e bem estar no trabalho, favorece a saúde dos músculos, da flexibilidade, agilidade, mobilidade e também a consciência corporal, diminui a fadiga no final do expediente e muitos outros benefícios.

Aumenta a produtividade

Muitas pessoas pensam que tirar um tempo da jornada de trabalho para cuidar da saúde é uma forma de atrasar os prazos da empresa. Porém, os resultados provam o contrário: funcionários saudáveis e felizes produzem mais e melhor.

ginastica laboral produtividade

Para a empresa

– Melhoria nas relações interpessoais;
– Promoção de clima organizacional positivo;
– Redução de gastos relacionados a doenças ocupacionais;
– Redução de turnover e substituição de pessoal;
– Aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores;
– Impacto positivo na imagem da empresa entre seus funcionários.

Atenção!

É importante ressaltar que esses exercícios devem ser amparados por um profissional da área, como professores de educação física, fisioterapeutas, personal trainers e etc.

Se surgirem dores, procure sempre um médico.

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado.pra quem quer perder peso, sugiro ler o artigo que falamos que o xenical emagrece, até a próxima!

Para dúvidas e sugestões nos deixem comentários!

Até a próxima!