Capoeira: quais os benefícios para o corpo?


Conheça os benefícios da capoeira para o corpo e como ajuda sua saúde.

Essa atividade que mistura dança, música e artes marciais, proporciona efeitos muito benéficos para o corpo e para a mente. Além disso, ela também pode ser fonte de aprendizado, conhecimento e respeito a cultura brasileira.

A capoeira não tem muitas restrições e todos que compõem a roda estimulam o desenvolvimento dos iniciantes. Pessoas de todas as idades podem praticar, cada uma dentro do seu próprio limite.

Capoeira

Quer deixar o seu corpo mais saudável? Então pratique capoeira. (Foto: Divulgação)

A avaliação médica antes de começar na capoeira só é necessária em casos específicos, como quando o praticante possui alguma deficiência física ou problemas na coluna.

Benefícios da capoeira para o corpo

Confira a seguir os principais benefícios que a capoeira proporciona para a saúde e para o corpo:

Melhora a coordenação

A prática da capoeira exige a execução de diversos movimentos e é preciso sincronizar cada um deles com o ritmo da música. Dessa forma, é possível treinar a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. Além disso, a capoeira impacta na melhora da qualidade de vida, pois ajuda a corrigir a postura e assim previne dor e desconforto no dia a dia.

Fortalece os músculos

Uma das principais características da capoeira é o uso da força. No entanto, ao contrário das demais lutas, essa força não é utilizada contra o adversário e sim para auxiliar a sustentar o peso do próprio corpo a cada golpe, já que eles sempre exigem a inclinação total ou parcial do corpo, saltos e muito equilíbrio. Com isso, os músculos são exercitados, fortalecidos e podem ser definidos após um determinado tempo de prática.

Ajuda a perder peso

A capoeira é uma alternativa para quem não gosta dos exercícios de academia, mas deseja perder peso através da movimentação do corpo e gasto de energia. Uma hora praticando capoeira pode render a queima de aproximadamente 500 calorias.

Capoeira

A capoeira é uma ótima aliada para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Previne doenças cardiovasculares

Como qualquer outra atividade física, a capoeira estimula a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol ruim e consequentemente, melhoram o desempenho do coração. A prática constante da capoeira resulta na prevenção de doenças e de acidentes cardiovasculares, como o infarto.

Estimula o bom humor

A capoeira também é um modo eficaz de liberar o estresse o cansaço. A música, a dança, a movimentação do corpo e interação com outras pessoas por meio dessa atividade, tem efeito muito benéfico, podendo estimular a produção de hormônios que provocam a sensação de bem-estar e melhoram o humor de maneira significativa.

Promove o respeito ao próximo

Na capoeira não é permitido o uso da violência. Apesar de ser classificada como uma luta, os modos de ataque e defesa nunca atingem o adversário de maneira agressiva ou desrespeitosa. Além disso, os participantes são sempre instruídos a utilizar mais os golpes de defesa do que de ataque. Tudo isso influencia na compreensão do respeito ao próximo e na importância do relacionamento amistoso entre as pessoas.

E aí? Você está pronto para praticar capoeira e fazer bem para o seu corpo? Já falamos aqui também sobre o pilates e a massagem tailandesa, sugiro leitura dos artigos.

Deixe um comentário.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *