Um fruta exótica, e até então pouco conhecida, mas com diversos benefícios para a saúde. Essa é a Pitaya, uma fruta originada da América Central que vem ganhando muitos adeptos por aqui. Nesse artigo você conhecerá mais dessa fruta e das suas vantagens para o organismo.
O que é a fruta Pitaya?
A Pitaya é conhecida como fruta Dragão por causa da sua casca que além de ser irregular apresenta uns gomos escamosos. Apesar de ter origem na América Central a Pitaya ganhou muita popularidade pelo mundo principalmente no oriente. A fruta Pitaya possui uma polpa com sabor adocicado, muitas pessoas comparam o gosto com o do kiwi e do melão. Além disso a Pitaya é muito utilizada para fazer doces, iogurtes, geleias, sorvetes, tortas e para outras receitas.
A fruta Pitaya é um alimento termogênico e leve, pois 100 gramas de Pitaya tem apenas 50 calorias, por isso pessoas que estão de dieta têm optado muito por introduzir a Pitaya em seu cardápio. Ela é uma ótima fonte do aminoácido tiramina, responsável por ativar o hormônio glucagon, que auxilia o organismo a usar os estoques de glicose e gordura e os converter em energia para o corpo. A fruta Pitaya é muito rica em cálcio, potássio, ferro, vitamina C e ferro.
Tipos de Pitaya
A fruta Pitaya tem três tipos:
- A rosa – Hylocereus polyrhizus – possui pele rosa e polpa branca com sementes pretas. Esse tipo é rica em vitamina A e em ferro, além disso elas não apresentam gorduras saturadas.
- A vermelha – Hylocereus megalanthus – que tem a pele vermelha roseada com a polpa rosa.
- A amarela – Selenicereus undatus – Possui pele amarela e polpa branca. Muito rica em zinco.
Todos os tipos da fruta Pitaya possuem ação antioxidante, o que colabora para a diminuição dos radicais livres e diminuição do mal colesterol. Além disso essa fruta é ótima para diabéticos, pois não possuem açucares em sua composição.
Receita com Pitaya
A Pitaya é ótima para a dieta, pois além de pouco calórica ela também possui função de deixar saciado por mais tempo, assim você não irá sentir fome rapidamente. Confira abaixo como usar a Pitaya na dieta.
Salada de Pitaya
A salada é a forma que a Pitaya mais é usada, por ser uma receita bem fácil de fazer e que não demora nem 20 minutos para ficar pronta. A receita abaixo rende quatro porções.
Ingredientes da Salada
- 1/2 maço de rúcula
- 1/2 maço de alface crespa
- 1 1/2 xícara de chá de pitaya vermelha sem casca e em cubos
- 1 1/2 xícara de chá de manga em cubinhos
- 1 xícara de chá de tomate cereja inteiro
Ingrediente do Molho
- 1/4 de xícara de chá de azeite extra virgem
- 1/4 de xícara de chá de vinagre
- 1 colher de chá de adoçante culinário
- Sal e pimenta do reino
Mode de Preparo
Junte as folhas de rúcula e alface, por cima coloque os pedaços de pitaya, manga e tomate cereja. Junte todos os ingredientes do molho em um pote e agite bem, até que fique homogêneo. Pronto só adicionar na sala e servir.
Gostou da dica? Já falamos aqui também sobre os benefícios da batata doce, sugiro a leitura do artigo!