Biscoito Recheado faz mal! Conheça seus perigos!


Veja os males que o biscoito recheado pode trazer sendo consumido frequentemente e por que você deve evitar!

Quem não se lembra de ter comido os deliciosos biscoitos recheados na infância, seja negresco, bono ou passatempo? Na época uma verdadeira delícia, com o passar do tempo, esse tipo de alimento se tiver seu consumo mantido, pode trazer vários problemas para o corpo humano na vida adulta devido aos seus açucares e gorduras presentes em sua massa. E no artigo de hoje, vamos analisar um pouco os malefícios que o consumo dos biscoitos recheados podem nos trazer. Acompanhe conosco.

Biscoito Recheado – o que há de mal em seu consumo?

biscoito recheado

Indo direto ao assunto, o biscoito recheado é um produto de doçaria confeccionado à base de farinha, açúcar e uma emulsionante,que pode ser leite ou uma gordura. O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno, para se tornarem mais crocantes, por sua baixa concentração de água e umidade nunca superior a 5% (a do leite em pó, por exemplo, é 3%), e também pela malha de glúten, em termos moleculares um polímero orgânico, cuja principal característica é a capacidade de retenção de gases durante a cozedura.

Biscoito recheado vicia mais do que droga

Um estudo realizado por uma aluna do último período do curso de neurociência do Connecticut College concluiu que a ingestão de biscoitos recheados da marca Oreo, similar ao Negresco, é capaz de ativar mais neurônios – na região do cérebro responsável pelo prazer – do que consumir drogas como cocaína,  pelo menos em ratos de laboratório.

O que acontece é que o biscoito recheado tem altíssimo teor de gordura e açúcar, o que estimula o cérebro da mesma forma que algumas drogas.Tanto é que, apesar de consciência dos malefícios que o biscoito pode causar, as pessoas não conseguem deixar de consumir.Torna-se uma dependência porque esse pseudoalimento estimula o centro de prazer do cérebro.

E pode representar uma ameaça maior do que as drogas ilícitas, em certo aspescto,  por causa de sua fácil acessibilidade e do preço relativamente baixo.


Açúcar e Gorduras em Demasia

Além do fator viciante, um dos maiores problemas da sua composição é a  presença Exagerada de Calorias, como vemos na tabela abaixo:

Gorduras saturadas também estão presentes em grandes quantidades, e como ja sabemos podem trazer vários problemas como aumento do colesterol e em último caso doenças cardíacas e hipertensão, além de obesidade infantil e adulta, alem de problemas no fígado.

Então o consumo do biscoito recheado deve ser 100% evitado?

biscoito recheado faz mal

Não é necessário descartar completamente o consumo do alimento, mas é extremamente importante haver um controle do mesmo, principalmente na alimentação das crianças, que estão em fase de crescimento e podem ter diversas taxas alteradas devido à ingestão exagerada do biscoito. Se você consumir em quantidades moderadas e for uma pessoa que toma cuidado em relação ao consumo de açucares e ainda faz exercícios, normalmente não haverá problemas. Mas o exagero deve ser totalmente combatido, tente consumir menos do que um pacote por mês.

O grande problema é que muitas crianças, e até adultos, abusam do lanche. Como exemplo, um pacote com 12 biscoitos recheados possui, em média, mais da metade do total de calorias que uma criança de 5 anos deveria consumir durante todo o dia. Muita gente ingere mais de mil calorias apenas durante meia hora, comendo biscoitos recheados em frente à televisão ou ao computador.

Importante

Sempre converse com seu médico sobre sua alimentação e não faça dieta sem a prescrição do mesmo.

Sugestão de novos artigos podem deixar nos comentários!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *