Flor de lotus é amplamente usada na indústria farmaceutica, conheça todos os benefícios que ela traz para o corpo
Embora chame atenção por sua beleza, a flor de lotus esconde muitas propriedades benéficas ao corpo em seu interior. Pertencente à família das Nymphaeaceae, esta planta é rica em cálcio, potássio, carboidrato, magnésio, proteína, sódio e zinco. Estes princípios ativos fazem desta planta uma aliada da saúde.
No oriente, a Flor de Lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.No artigo de hoje, você vai conhecer tudo sobre essa planta e sua flor e quais os benefícios do seu consumo para nosso corpo.
Benefícios da Flor de Lotus para Saúde
Auxilio na perda de peso
De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, o extrato de folhas de lótus, quando combinado com a L-carnitina, pode representar uma opção de tratamento para doenças relacionadas à obesidade. A mistura evita a adipogênese (formação de tecido adiposo) e muito é melhor do que ter de consumir remédios para emagrecer fortes como orlistat ou sibutramina.
Saude do aparelho digestivo
A raiz de lótus é rica em fibras e nutrientes. Isso significa que ela adiciona volume às fezes, o que estimula a movimentação dos intestinos. Desta forma, reduz os sintomas e a ocorrência de constipação, além de otimizar a absorção de nutrientes. Com um maior volume no bolo fecal, há mais área de contato para a retirada deste nutrientes, especialmente através de uma movimentação regular no intestino.
Fonte de Vitamina C e ajuda na produção de colageno
A Raiz de lótus é uma das excelentes fontes de vitamina C. 100 g de raiz fornece 44 mg ou 73% dos valores diários recomendados. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante. É necessário para a síntese de colagénio no corpo. O colagénio é a principal proteína estrutural do corpo necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e dos ossos. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e remover o câncer causando radicais livres do corpo.
Raiz de lótus pode reduzir o açúcar no sangue
Caso você esteja se perguntando se a raiz de lótus é favorável ao diabético, aqui está sua resposta. Testes clínicos provaram que os extratos de etanol no rizoma podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a tolerância à glicose.
Existem contra indicações?
Sim. Embora seja natural, isto é, não passar por nenhum processo químico durante o seu preparo, o chá de lótus é contraindicado em três casos específicos: no período gestacional, no processo de amamentação e na infância. No geral, é indicado buscar ajuda médica sempre que se fizer necessário.
É importante ter cuidado, no entanto, se você optar por comer a raiz ainda crua. É possível que haja parasitas que só morrerão se forem cozinhados. Por isso, evite ingerir o alimento cru quando sua procedência não for conhecida.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!
Referências:
Mukherjee, P. et al. (2009). The sacred loto (Nelumbo nucifera)–phytochemical and therapeutic profile. Journal of Pharmacy and Pharmacology, 61(4), 407-422. Summary of Nelumbo nucifera. Primary Information, Benefits, Effects, and Important Facts. Examine.com. Nelumbo nucifera. Missouri Botanical Garden. Ono, Yuka, et al. “Anti-obesity effect of Nelumbo nucifera leaves extract in mice and rats.”
Journal of Ethnopharmacology 106.2 (2006): 238-244.
Wu, Cheng-Hsun, et al. “Improvement in high-fat diet-induced obesity and body fat accumulation by a Nelumbo nucifera leaf flavonoid-rich extract in mice.” Journal of agricultural and food chemistry 58.11 (2010): 7075-7081.
Yang, D.M., Wang, Q. S., Ke, L. Q., Jiang, J.M., & Ying, T. J. (2007). Atividades antioxidantes de vários extratos de rizoma de lótus (Nelumbo nuficera Gaertn). Jornal da Ásia Pacífico de nutrição clínica, 16 (S1), 158-163.