Saude

Flor de Lótus: conheça seus benefícios para a Saúde.


Flor de lotus é amplamente usada na indústria farmaceutica, conheça todos os benefícios que ela traz para o corpo

Embora chame atenção por sua beleza, a flor de lotus esconde muitas propriedades benéficas ao corpo em seu interior. Pertencente à família das Nymphaeaceae, esta planta é rica em cálcio, potássio, carboidrato, magnésio, proteína, sódio e zinco. Estes princípios ativos fazem desta planta uma aliada da saúde.

No oriente, a Flor de Lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.No artigo de hoje, você vai conhecer tudo sobre essa planta e sua flor e quais os benefícios do seu consumo para nosso corpo.

Benefícios da Flor de Lotus para Saúde

Lotus flower background

Auxilio na perda de peso

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, o extrato de folhas de lótus, quando combinado com a L-carnitina, pode ​​representar uma opção de tratamento para doenças relacionadas à obesidade. A mistura evita a adipogênese (formação de tecido adiposo) e muito é melhor do que ter de consumir remédios para emagrecer fortes como orlistat ou sibutramina.

Saude do aparelho digestivo

A raiz de lótus é rica em fibras e nutrientes. Isso significa que ela adiciona volume às fezes, o que estimula a movimentação dos intestinos. Desta forma, reduz os sintomas e a ocorrência de constipação, além de otimizar a absorção de nutrientes. Com um maior volume no bolo fecal, há mais área de contato para a retirada deste nutrientes, especialmente através de uma movimentação regular no intestino.

Fonte de Vitamina C e ajuda na produção de colageno

flor de lotus pele

A Raiz de lótus é uma das excelentes fontes de vitamina C. 100 g de raiz fornece 44 mg ou 73% dos valores diários recomendados. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante. É necessário para a síntese de colagénio no corpo. O colagénio é a principal proteína estrutural do corpo necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e dos ossos. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e remover o câncer causando radicais livres do corpo.

Raiz de lótus pode reduzir o açúcar no sangue

Caso você esteja se perguntando se a raiz de lótus é favorável ao diabético, aqui está sua resposta. Testes clínicos provaram que os extratos de etanol no rizoma podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a tolerância à glicose.

Existem contra indicações?

Sim. Embora seja natural, isto é, não passar por nenhum processo químico durante o seu preparo, o chá de lótus é contraindicado em três casos específicos: no período gestacional, no processo de amamentação e na infância. No geral, é indicado buscar ajuda médica sempre que se fizer necessário.

É importante ter cuidado, no entanto, se você optar por comer a raiz ainda crua. É possível que haja parasitas que só morrerão se forem cozinhados. Por isso, evite ingerir o alimento cru quando sua procedência não for conhecida.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Referências:

Dr Ervas –  Medicina natural 

Mukherjee, P. et al. (2009). The sacred loto (Nelumbo nucifera)–phytochemical and therapeutic profile. Journal of Pharmacy and Pharmacology, 61(4), 407-422. Summary of Nelumbo nucifera. Primary Information, Benefits, Effects, and Important Facts. Examine.com. Nelumbo nucifera. Missouri Botanical Garden. Ono, Yuka, et al. “Anti-obesity effect of Nelumbo nucifera leaves extract in mice and rats.”

Journal of Ethnopharmacology 106.2 (2006): 238-244.

Wu, Cheng-Hsun, et al. “Improvement in high-fat diet-induced obesity and body fat accumulation by a Nelumbo nucifera leaf flavonoid-rich extract in mice.” Journal of agricultural and food chemistry 58.11 (2010): 7075-7081.

Yang, D.M., Wang, Q. S., Ke, L. Q., Jiang, J.M., & Ying, T. J. (2007). Atividades antioxidantes de vários extratos de rizoma de lótus (Nelumbo nuficera Gaertn). Jornal da Ásia Pacífico de nutrição clínica, 16 (S1), 158-163.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *