Espinafre: veja os beneficios dele pro corpo


Espinafre é uma delicia e so traz beneficios para o corpo, veja aqui todos eles, confira!

Aposto que você assistia ao desenho Popeye na infância e imaginava o que realmente tinha naquele pote de espinafre, não é mesmo? Talvez este vegetal não seja capaz de aumentar seus músculos instantaneamente, mas conta com uma extensa lista de benefícios e vantagens para o nosso corpo ainda mais se voce estiver fazendo uma dieta sem carboidratos. Continue neste texto e confira todos eles!

Propriedades do espinafre

Antes de conhecer os benefícios do vegetal para o corpo, vamos ficar por dentro dos nutrientes dele. Para ter uma breve ideia, a cada 100g de espinafre temos apenas 40 calorias, 3,7g de carboidratos e 2,3g de fibras.

Além disso, o vegetal é rico em vitaminas A, C, E e K, bem como zinco, niacina e tiamina. Entre os nutrientes do espinafre também há vitamina B6, cálcio, ferro, ácido fólico, potássio, fósforo, manganês e cobre.

Mas, como todos estes nutrientes atuam para o bom funcionamento do corpo? Confira no próximo tópico.

espinafre

Benefícios do espinafre

Até aqui vimos os principais pontos positivos do seu consumo. Agora, veremos como todos os nutrientes podem ser benéficos para o nosso organismo:

Reduz os níveis de glicose

O espinafre conta, em sua composição, com um antioxidante chamado de ácido alfa-lipóico, que aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de glicose no sangue. Ou seja, o espinafre ajuda no tratamento da diabete, pois impede mudanças oxidativas implicadas pelo extresse.

Previne a asma

O consumo regular do vegetal ajuda a prevenir a asma, pois os nutrientes presentes em uma porção de espinafre, como o betacaroteno, por exemplo, diminuem drasticamente as chances de contrair a doença respiratória.

Espinafre melhora a visão

Ele conta com vários carotenoides e, um deles é a luteína, que previne doenças oculares, como a catarata, degeneração macular, dentre outros problemas causados aos olhos durante o envelhecimento.


Diminui a pressão arterial

Nutricionistas recomendam – e muito, o consumo de espinafre para pacientes com pressão alta. O motivo estaria ligado ao alto teor de potássio, presente no vegetal. O potássio diminui e anula os efeitos causados pelo sódio no corpo humano.

Melhora o aspecto da pele

Por conta do alto teor de vitamina C e A, o espinafre é super recomendado para o crescimento dos tecidos que regem a pele. A vitamina C, por si só, ajuda na manutenção de colágeno, que auxilia na elasticidade da pele.

Ossos mais firmes

A vitamina K é pouco conhecida, mas existem estudos que ligam o baixo consumo do nutriente a fraqueza dos ossos. O espinafre é rico em vitamina K, responsável pela modificação de proteínas da matriz óssea. Ou seja, melhora significativamente a absorção do cálcio e evita a perda do mesmo através da urina.

Espinafre foi ícone de algumas gerações através do personagem Popeye

Espinafre: informação nutricional

Valores para 60 gramas de espinafre:

  • Calorias:14;
  • Sódio:48mg;
  • Carboidratos:2g;
  • Fibras: 2g;
  • Proteínas: 2g;
  • Potássio:334mg;
  • Cálcio:60mg;
  • Magnésio:47mg;
  • Ácido fólico:116,4;
  • Betaína:

Como consumir espinafre na dieta?

O consumo dele é liberado para todas as pessoas, de todas as idades. No entanto, em excesso, o vegetal pode causar pedras nos rins, devido a alta quantidade de oxalato, presente em sua composição.

Uma dica para deixar o espinafre 100%, é cozinha-lo antes de comer, pois elimina estes efeitos contrários. De resto, pode adicionar espinafre na salada, no refogado e comer da maneira que quiser. Você só terá benefícios com este vegetal.

Gostaram das dicas?

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *