Dieta cetogênica: aprenda como funciona!


Aprenda como funciona a dieta cetogênica! A dieta cetogênica foi criada no início do século XX para auxiliar no tratamento contra epilepsia e com o passar dos anos ela foi adaptada para promover o emagrecimento rápido.

A dieta cetogênica utiliza a pirâmide alimentar como base para definir o cardápio e as quantidades de proteína, carboidrato e gordura. No entanto, a pirâmide é invertida e todos os alimentos considerados como prioridade tem sua quantidade de porções reduzida, já os que são indicados para poucas porções diárias são os que mais devem ser consumidos.

dieta cetogenica

A dieta cetogênica tem fama de emagrecer. Será que é verdade? (Foto: Divulgação)

Como funciona a Dieta cetogênica?

Essa dieta  se resume em queimar gordura comendo gordura. Para isso, o cardápio é baseado em refeições que proporcionam uma grande quantidade de gordura para o corpo, quantidade moderada de proteína e absolutamente nada de carboidrato.

Sendo assim, na dieta cetogênica é essencial o consumo de leite e de todos os seus derivados, já que o alimento é uma das principais fontes de gordura. Além disso, são permitidos alguns embutidos como o salame, fontes de proteínas como o ovo, a carne de peixe que também é fonte de gorduras boas, alguns vegetais e oleaginosas.

Dieta cetogênica emagrece mesmo?

A dieta cetogênica induz o metabolismo a trabalhar de uma maneira diferente. Como se sabe, a principal fonte de energia do corpo é o carboidrato, no entanto, durante a dieta cetogênica essa substância não é enviada ao organismo e o fígado é obrigado a quebrar as moléculas de gordura para obter energia.

A quebra da gordura provoca a diminuição do peso, ou seja, a dieta cetogênica é uma ótima alternativa para quem deseja conquistar um corpo magro. No entanto, é necessário consultar um nutricionista antes de seguir o cardápio que sugerido pelos criadores da dieta, já que a mudança na alimentação é brusca.


dieta cetogenica

A duração máxima da dieta é de 15 dias. (Foto: Divulgação)

Entre os alimentos proibidos na dieta estão os pães, bolos, arroz, macarrão e outros tipos de massa, doces, abóbora, mandioca, batata, salsicha, mortadela, bolacha, biscoitos, refrigerante e bebidas alcoólicas. As frutas só são permitidas após cinco dias de dieta cetogênica, assim como a carne vermelha.

Vale alertar que a dieta cetogênica deve ter duração de apenas 15 dias. Se após completar esse período o peso desejado ainda não for atingido, a recomendação é realizar uma pausa de sete dias para só então realizar a dieta novamente.

Cardápio da dieta cetogênica

Confira o cardápio da dieta cetogênica:

Café da manhã
1º opção: Omelete com queijo
2º opção: 1 fatia de queijo e 2 fatias de peito de peru defumado

Lanche da tarde
1º opção: 3 castanhas-do-pará
2º opção: Café (sem açúcar).

Almoço
1º opção: 100g de atum, salada de alface, ovos mexidos
2º opção: 100g de carne vermelha, salada de rúcula, omelete

Lanche da tarde
1º opção: 4 fatias de salame
2º opção: ½ abacate

Jantar
1º opção: 100g de filé de frango, omelete com bacon, salada de tomate
2º opção: 100g de salmão, ovos mexidos, salada de pepino

Ceia
1º opção: Chá gelado (sem açúcar)
2º opção: Gelatina diet

Conclusão

É importante lembrar que toda dieta deve ser feita com acompanhamento do seu médico ok? Não saia fazendo dietas por conta própria!

Para auxiliar nessa dieta sugiro que conheçam o keto boost suplemento que é bem bacana!

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *