Dieta paleo: aprenda como funciona!


Dieta paleo ou dieta paleolítica pode ajudar a eliminar muitos quilos em poucas semanas. Inspirada no estilo de vida do homem da idade da pedra, esse tipo de dieta é ideal para quem não consegue lidar com muitas restrições no cardápio.

Como se sabe, no período paleolítico o homem vivia da caça e se alimentava apenas do que conseguia no dia, ou seja, sempre passava um bom tempo em jejum e na maioria das vezes comia carne, optando pelos vegetais poucas vezes ao dia. Sendo assim, na dieta paleo o consumo de carne é obrigatório e o de carboidratos totalmente proibido.

Dieta Paleo

A dieta é totalmente inspirada no período paleolítico. (Foto: Divulgação)

Como funciona a dieta paleo?

A dieta surgiu após um biólogo norte americano publicar um estudo baseado em seu estilo de vida semelhante ao do homem na idade da pedra, era evidente a perda de peso e a aparência saudável. Logo a dieta paleolítica se tornou uma grande aliada de pessoas com extrema dificuldade de emagrecer, e só apresentou resultados positivos.

A dieta paleo exige a mudança de muitos hábitos, o mais importante é a exclusão de carboidratos do cardápio, sendo necessário adaptar a alimentação apenas com carnes, folhas e frutas. Massas, grãos e alimentos industrializados são totalmente proibidos na dieta.

Para potencializar o efeito emagrecedor da dieta paleo, é recomendado abandonar o sedentarismo e se exercitar mais durante o dia, especialmente com atividades leves como a caminhada e alguns exercícios aeróbicos.

DIETA PALEO FUNCIONA

Muitas pessoas conseguem perder peso com a dieta paleo. (Foto: Divulgação)

Além disso, o jejum também é importante também faz parte da dieta paleo. O criador da dieta indica até 16 horas sem comer, portanto, esse intervalo de tempo é muito perigoso para o corpo e pode acarretar no desenvolvimento de doenças graves. O mais seguro é escolher um ou dois dias na semana para comer a cada cinco horas, ao invés de a cada três.


Benefícios da dieta paleo

Por ser composta basicamente por proteínas e vitaminas, a dieta paleo é considerada uma das melhores dietas para quem deseja perder peso de maneira rápida, segura e saudável. As vitaminas das frutas mantêm os órgãos em bom funcionamento, já as proteínas são muito úteis para o fortalecimento dos ossos e músculos, garantindo muita energia e disposição, mesmo sem a presença de carboidrato no organismo.

A dieta paleolítica também exige o consumo regular de água, pelo menos de dois litros ao dia. Assim como na idade da pedra, esse deve ser o único líquido utilizado para a hidratação do corpo, o que torna a dieta ainda mais benéfica. Não é permitido sucos artificiais, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Cardápio dieta paleo

dieta paleo cardapio alimentar

Café da manhã
1 ovo mexido

Lanche da manhã
½ mamão

Almoço
1 prato de salada
100g de carne bovina ou de frango
1 omelete com bacon

Lanche da tarde
1 maçã

Jantar
1 prato de salada
100g de salmão

Ceia
Chá de gengibre

É importante lembrar que a dieta paleo tem duração de 15 dias. Se após esse período você não atingir o peso desejado, inclua os carboidratos no cardápio novamente e mantenha esse tipo de alimentação por sete dias. Somente se houver essa pausa é seguro realizar a dieta paleo novamente.

Lembramos que é essencial o acompanhamento do seu médico nutricionista ok? Não saia fazendo dietas por conta própria!

Tem sugestão de algum artigo? Conta pra gente nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *