Cardápio Dieta dos pontos: conheça agora


A dieta dos pontos traz a promessa de emagrecimento sem sofrimento, pois não restringe nenhum alimento e podem ser incluídos os alimentos que você quiser, desde que se encaixem nos pontos adequados para você.

Cada alimento possui uma pontuação, que é definida de acordo com as calorias que ele apresenta. Assim, alimentos com mais pontos são mais calóricos do que aqueles que somam menos pontos em sua dieta. A quantidade de pontos é estabelecida através das calorias que você deve ingerir diariamente, ou seja, de forma individual.

Cardápio Dieta dos pontos: conheça agora (Foto: Divulgação)

Como calcular seus pontos

Para começar a dieta dos pontos você deve primeiro calcular sua taxa de metabolismo basal, que é a quantidade de calorias necessárias para seu corpo manter suas funções vitais. Depois, serão necessários cálculos baseados em seu nível de atividade física e IMC.

Já existem sites e aplicativos especializados na dieta dos pontos que podem ajudá-la nesse processo, basta inserir seus dados que o cálculo dos seus pontos serão gerados e você terá uma tabela completa com os mais variados alimentos e seus pontos.

Caso você não ache seu alimento nas tabelas fornecidas, você deve apenas saber as calorias que ele possui. Assim, você divide o valor calórico do alimento por 3,6 e terá a quantidade de pontos corretos para serem somados na sua dieta.

Cardápio Dieta dos pontos: conheça agora (Foto: Divulgação)

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens da dieta dos pontos a flexibilidade é a que mais se destaca. Você pode escolher qualquer alimento, desde que se encaixe em seus pontos. Além disso, a dieta fornece autonomia para que você consiga adequar seus pontos a eventos e celebrações e fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Não existem alimentos proibidos, portanto, sem restrições alimentares. As restrições geralmente são o motivo para as pessoas abandonarem a dieta e, muitas vezes, geram compulsões. A baixa pontuação de frutas e vegetais acabam por influenciar nas escolhas dos adeptos da dieta dos pontos, fazendo com que sejam consumidos com mais frequência.

A grande flexibilidade da dieta dos pontos também pode se tornar uma desvantagem. Muitas pessoas acabam sabotando a dieta por acharem que devem apenas contar pontos, esquecendo que é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Cardápio Dieta dos pontos: conheça agora (Foto: Divulgação)

Como montar o seu cardápio

Para montar seu cardápio da dieta dos pontos você deve optar por alimentos saudáveis, que possuam menos pontos e forneçam saciedade. Procure versões menos calóricas de suas receitas preferidas e assim poderá fazer uma dieta livre de privações.

Distribua seus pontos de forma com que você faça seis refeições ao longo do dia e a quantidade de pontos de uma refeição não seja desproporcional às outras. Outra opção é procurar por cardápios já prontos, facilmente encontrados na internet. Você pode adaptá-los de acordo com suas necessidades, rotina e alimentos preferidos. Lembre-se de evitar alimentos industrializados, isso é muito importante em qualquer processo de emagrecimento e reeducação alimentar.

O cardápio ideal junto à prática de atividades físicas irá potencializar ainda mais os efeitos da dieta e poderá até acelerar o processo. É indispensável o consumo adequado de água em qualquer situação, para todas as pessoas, não se esqueça de beber pelo menos 2 litros ao dia. Você pode fazer chás e águas saborizadas para auxiliar no consumo.

Já falamos aqui em outros artigos sobre a Dieta dos 21 dias, recomendo a leitura!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *