Descamação da pele: porque ocorre?

Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Você sofre com a descamação da pele? Esse problema atinge milhares de pessoas ao redor do mundo e pode ter diferentes causas. Principalmente as mulheres estão sempre buscando por formas de combater a descamação e até mesmo evitar que ela aconteça. Ter uma pele sem descamação, totalmente lisinha e hidratada é o sonho de muitas pessoas, e para isso é preciso usar centenas de produtos como cremes, demaquilantes, entre outros.

Manter a pele jovem e bem cuidada é fundamental, mas às vezes na busca por alcançar esses objetivos você pode acabar usando produtos de mais e poucos sabem que esse é um dos principais motivos da descamação da pele. A seguir, veja outras causas da descamação e meios de evita-la.

Descamação da pele: porque ocorre? (Foto: Divulgação)

Principais causas da descamação da pele

Como nós dissemos, a descamação da pele pode ser causada por diferentes fatores, como a desidratação da pele, uso inadequado de sabonetes ou até mesmo por você tomar banho com a água muito quente. São detalhes mínimos que podem acabar levando a sua pele a descascar.

As causas mais comuns desse problema felizmente podem ser tratadas com pequenas mudanças de hábitos. Há também algumas doenças que podem levar à descamação da pele, como: psoríase, lúpus eritematoso sistêmico, dermatite a tópica, dermatite de contato, entre outras.

Como tratar a descamação da pele

Nos casos mais comuns do problema não há nenhum tratamento específico, o especialista apenas indica que o indivíduo modifique alguns hábitos e obtenha novos cuidados diários. Por exemplo, você pode optar por tomar banhos mais rápidos e evitar que a água usada esteja muito quente. Você também deve optar por sabonetes que não retirem a proteção da pele, sabonetes hipoalergênicos e restauradores.

Métodos mais específicos são indicados apenas em casos de doenças de pele. Quando esse for o caso, o indivíduo deverá seguir as recomendações do seu médico.

Descamação da pele: porque ocorre? (Foto: Divulgação)

Como você pode evitar a descamação da pele

Especialistas alegam que algumas doenças que acabam causando a descamação da pele não podem ser evitadas devido à predisposição genética. Mas quando a descamação é causada por outros fatores externos, há como adotar algumas práticas para evitar o problema.

Quando a descamação é causada por fatores externos, é fundamental que o indivíduo mantenha uma boa alimentação, entregando ao corpo todos os nutrientes que ele precisa. Além disso, também é preciso beber bastante água. As principais dicas para que você evite a descamação são as seguintes: fazer uso de hidratantes diários, evitar banhos quentes, evitar ficar sem tomar sol por muito tempo, não usar bucha no banho, não ficar exposto por muito tempo no sol principalmente sem a devida proteção, entre outros.

Descamação da pele: porque ocorre? (Foto: Divulgação)

Produtos para descamação da pele

Existem diversos produtos no mercado que são indicados para tratar a pele, mantê-la hidratada e consequentemente evitam a descamação. Você deve usar cremes e sabonetes de acordo com o seu tipo de pele. Os hidratantes diários devem ser aplicados até duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Se preferir, pode pedir para o seu dermatologista lhe indicar algumas opções.

Já falamos aqui também sobre o pano branco na pele, sugiro a leitura do artigo

Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *