Compulsão Alimentar: o que é?

Gostou? Compartilhe:

Compulsão alimentar, mas você sabe o que é essa doença? Com certeza, não deve saber, não é mesmo? A maioria das pessoas que sofrem com compulsão alimentar nem desconfiam que estão com a doença, ou se sabem escondem muito bem os sintomas. Se você come demais e não consegue parar, talvez esteja com compulsão alimentar. Leia sobre o assunto no artigo:

Compulsão Alimentar: o que é? (Foto: Divulgação)

O que é compulsão alimentar?

Compulsão alimentar é uma doença emocional, isso mesmo, a doença caracteriza-se pela vontade exagerada de comer, sem sentir fome, comer pelo prazer, mesmo estando satisfeita não para de se alimentar. O consumo de alimentos é em grande quantidade e em um curto período de tempo. Quando ocorre a compulsão alimentar a pessoa perde completamente o controle.

Compulsão Alimentar: o que é? (Foto: Divulgação)

Causas da compulsão alimentar

Geralmente as causas mais comuns da compulsão alimentar são as dietas, aquelas dietas restritivas que passam dias sem se alimentar direito, às vezes até meses. Quando a pessoa para de fazer volta a engordar tudo outra vez e na maioria dos casos adquire ainda mais peso. O excesso de privação que as dietas restritivas promovem é um dos fatores predominantes das causas da compulsão alimentar. Ao ter que abrir mão de alimentos que gosta e não poder se alimentar gera frustração, depressão e um estresse muito grande. Outros fatores também podem desencadear a compulsão alimentar, como problemas com a aparência, dificuldade de lidar com as emoções.

Compulsão Alimentar: o que é? (Foto: Divulgação)

Como tratar a compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um problema sério, podendo levar a pessoa a obesidade mórbida e até a morte. Por isso você deve fazer um tratamento adequado.

– Em primeiro lugar é importante abandonar as dietas restritivas, elas fazem muito mal, pois o corpo passa por um estresse muito grande e faz com que aumente o apetite de forma que a pessoa tenha que comer. Isso ocorre como forma de proteção e é nessa hora que os alimentos que são “proibidos” são os mais cobiçados, como se fosse uma recompensa. Por isso NÃO faça dietas restritivas;

– Estou faminta e agora? Pense e reflita se você está mesmo com fome, observe os sinais que o seu corpo mostra, principalmente os de fome.  Comece a alimentar tudo que você come durante o dia, a hora que os consome e se é realmente fome o que sente, ou só vontade de comer. Dessa forma você vai aprender a avaliar a sua fome se é vontade de comer ou se é apenas compulsão alimentar;

Compulsão Alimentar: o que é? (Foto: Divulgação)

– Alimente-se melhor, e não menos. Se você tiver uma alimentação equilibrada, consumir mais legumes, frutas e alimentos integrais vai emagrecer sem precisar passar fome. Dessa forma você vai estar de bem com o seu corpo e vai comer só quando tiver fome, de verdade.

– Tenha horários determinados para se alimentar e tenha firmeza neles, nuca faça jejuns prolongados, nem coma menos do que o necessário, isso pode desencadear em compulsão alimentar. Tenha foco, coma nas horas e procure se alimentar de coisas saudáveis.

– Faça atividades físicas, pois elas vão ajudar a relaxar, ter novas amizades e a manter o corpo em atividade, queimando calorias.

Se mesmo com todas essas dicas você não conseguir resistir aos alimentos, então deverá procurar um médico para tratar esse problema.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Gostou? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *