Coca Cola faz Mal? Saiba a Verdade


Será mesmo que Coca Cola faz mal? Posso deixar meus filhos tomarem coca a vontade? Quais cuidados devo ter ao introduzir Coca-Cola nas refeições da minha família? Se você quer saber se Coca-Cola faz realmente mal, nós separamos alguns tópicos importantes na hora de escolher entre suco, água ou refrigerante. Aqui em específico vamos falar sobre a Coca-Cola que é a escolha clássica entre os refrigerantes.

coa cola faz mal
Será mesmo que Coca-Cola faz mal?

Coca-Cola é uma delícia e está presente nos cinemas, jogos e até mesmo nas escolas na hora da merenda sendo constantemente comercializada para crianças e adolescentes. Combina com um jantar romântico ou um almoço em família, mas será mesmo que é a melhor opção?

Coca Cola faz Mal

A Coca-Cola dá um efeito de energético em nosso corpo semelhante a quando tomamos uma xícara de café preto. Estudos chamam atenção para efeitos prejudiciais aos ossos e obesidade infantil para quem consome o refrigerante.

Perigo para os dentes – Esse refrigerante é bastante ácido e cheio de açúcar, o que não é nada saudável para o esmalte dos dentes, facilitando a erosão e o surgimento de cáries. Se você estiver com baixo nível de cálcio, o prejuízo pode ser bem maior.

Problemas de pele – de fato, algumas pesquisas já compararam o consumo frequente de Coca-Cola ao tabagismo, em termos de pele. Por causa do açúcar, esse refrigerante desidrata a pele e dá a ela uma aparência mais enrugada, acelerando seu envelhecimento e promovendo a flacidez. Se você tem problemas com acne, tomar Coca-Cola é menos recomendado ainda, pois pode piorar a situação.

Aumento de pressão arterial – Por aumentar a pressão arterial, este refrigerante pode causar sérios problemas no coração e também interromper o sono saudável que é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

O adoçante da fórmula, em grandes quantidades é cancerígeno – No Brasil, alguns refris diet levam ciclamato de sódio, adoçante permitido no Canadá e na Europa, mas proibido nos EUA. A OMS e a Anvisa permitem o consumo do ciclamato, mas com um limite diário de 11 mg por kg de peso corporal. Para um adulto de 60 kg, equivale a beber 47 latas por dia.

Posso deixar meus filhos tomarem Coca-Cola à vontade?

Por ser uma bebida rica em açúcar é aconselhável introduzir raramente a Coca-Cola nas refeições de crianças e adolescentes. Ofereça agua e sucos naturais junto com o almoço e janta das crianças, deixando o refrigerante para ocasiões especiais como festas, por exemplo.


Coca Cola faz MalQuais cuidados devo tomar ao introduzir Coca-Cola nas refeições da minha família?

O cuidado básico é saber que Coca-Cola não traz benefícios nutricionais, sendo apenas uma bebida gostosa. A notícia boa é que se você não tem o habito de tomar Coca-Cola semanalmente e deixa o refrigerante somente para ocasiões especiais, existem diferentes apresentações da bebida. Tem a Coca-Cola comum do rotulo vermelho; a sem açúcar conhecida como a Coca Zero; Coca Diet e outras.

As Cocas Diet e Zero são realmente mais saudáveis?

Notamos nos rótulos das bebidas que elas possuem valores nutricionais distintos e diferentes da Coca-Cola clássica, porém de acordo com o que vimos até agora sabemos que nenhuma é o que se pode chamar de saudável. Portanto, se você está procurando por uma fonte verdadeira de nutrientes e saúde já sabe que a Coca não é a mais recomendada.

Coca Cola faz MalCoca-Cola vicia?

Você já deve ter escutado alguém falando que Coca-Cola vicia, mas será que isso é verdade? Pode-se dizer que sim, que a Coca assim como os demais refrigerantes são viciantes, pois assim como o chocolate, quando consumimos Coca-Cola sentimos prazer e isso faz o nosso cérebro pedir mais dessa sensação. Mas há algum ingrediente que realmente vicia na Coca? Sim, açúcar e  cafeína.

As primeiras versões da bebida possuíam de 0,1% a 0,9% de cocaína, ingrediente que não é mais utilizado atualmente em sua produção. Os ingredientes usados na produção de Coca-Cola clássica são agua gaseificada, açúcar, cafeína, corante caramelo IV, extrato de noz de cola, ácido fosfórico e aromatizantes naturais. Todos os ingredientes estão especificados no rotulo do refrigerante, porém existem boatos de que a Coca-Cola possui um ingrediente secreto e que a verdadeira receita do refrigerante é guardada em um cofre e apenas os proprietários atuais da empresa saberiam.

Importante

Sempre procure seu méedico nutricionista pra que ele lhe informe o que vocë pode consumir ou não. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet e não susbtituem de nenhuma forma uma consulta médica.

Já falamos aqui em outro artigo sobre a alimentação low carb que é bem legal, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Referências de pesquisa: Super interessante & Abril saude


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *