Farinha de arroz é low carb? Veja a verdade aqui!


Farinha de arroz tem sido usada pra susbtituir o trigo, mas isso pode ser um grande erro. Entenda tudo aqui!

Nos dias de hoje, muita gente não pode comer farinha de trigo, seja por motivos de dieta ou seja por ter intolerância ao gluten. Quem quer emagrecer, acaba partindo para outras farinhas como por exemplo a farinha de arroz. Mas é preciso ter cuidado com o que se consome, pois nem sempre pode fazer bem para sua dieta. no artigo de hoje por exemplo vamos explicar se a farinha de arroz é low carb mesmo. Mas primeiro vamos conhecer tudo sobre ela.

O que é a farinha de arroz?

Indo direto ao assunto, a farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. Pode ser uma alternativa para a substituição da farinha de trigo, principalmente para os intolerantes ao glúten, pois não contém glúten. Já a  farinha de arroz integral é aquela que não passa por nenhum processo de refinamento, preservando assim as suas propriedades nutricionais.

farinha de arroz é low carb

O interessante sobre essa farinha é que ela não possui glúten. O glúten é um proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, aveia e seus derivados. Em dietas com restrição ao glúten, como no caso de portadores da doença celíaca, a farinha de arroz é uma excelente opção para substituição, pois é rica em fibras e menos calórica que a farinha de amêndoas. mas ainda assim, se você quer usá-la para fins de emagrecimento é melhor ter cuidado.

Farinha de arroz é low carb?

É preciso ter em consideração que essa farinha contem amido então, à primeira vista ela não pode ser considerada Low Carb, pois é muito semelhante a farinha de trigo diferenciando-se apenas pelo fato de não conter glúten.

A farinha de arroz comum é isenta de glúten mas ainda mantém a alta porcentagem de amido. Proveniente da moagem dos grãos de arroz branco, ela mantém os nutrientes do cereal sendo rica em aminoácidos. Seu índice glicêmico é razoável e ainda funciona como fonte de boas gorduras e fibras.

Porém a farinha de arroz integral passa por um processo diferente e contem muito mais fibras. Essa sim pode ser consumida em uma dieta low carb.

O ponto alto da farinha de arroz integral é sua alta quantidade de fibras: de 50g pelo menos 2,4g são de fibras.  Pela sua grande proporção do carboidrato, traz todas as suas vantagens para a saúde

No refinamento do grão de arroz integral para o branco, destrói quase todos os nutrientes do grão: perde-se 80% da vitamina B1, 90% da B6, 50% dos minerais e quase 100% das fibras e gorduras saudáveis.

Quais suas vantagens?


  • Baixo teor de gordura saturadas
  • Baixo teor de gorduras totais
  • Complemento na substitução da farinha de trigo
  • Não tem alto teor de Sódio
  • Não tem colesterol

Onde comprar farinha de arroz?

nas 2 lojas abaixo o preço é excelente, clique e confira:

Conclusão

Gostaram das dicas sobre a farinha de arroz pessoal?

Mais novidades iremos adicionando na materia! Já falamos aqui tambem sobre um livro digital com 200 receitas low carb sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Referências: Dietalowcarb101

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *